Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Subsídio da E.B.D: Hulda, a mulher que estava no lugar certo

Hulda, a mulher que estava no lugar certo
A profetisa Hulda viva em Jerusalém no período em que Josias governou sobre Judá, em um bairro chamado de Cidade Baixa. Como profetisa, Hulda transmitiu o que Deus tinha para falar com o povo, o julgamento contra Jerusalém, evento que só ocorreria após a morte de Josias.
A verdade prática salienta que quando o povo se corrompe, Deus levanta homens e mulheres como instrumentos de advertência contra o pecado.
Já referente ao texto áureo percebe-se que:
Escritas no livro. Tanto o livro de Deuteronômio como o de levítico contêm longas listas de bênçãos e maldições associadas à aliança com Israel (Dt 28; 29). (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 719).
I – QUEM FOI HULDA
Hulda é uma das quatro mulheres profetisas citadas no Antigo Testamento. As outras três são Miriã (Êx 15.20), Débora (Jz 4.4) e Noadias (Ne 6.14). (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 718).
Por ser uma profetisa Hulda tinha como dever no ofício, tornar conhecida a vontade de Deus. Sendo que para isto a profetisa ouvia a voz de Deus e transmitia ao homem, portanto, a função da profetisa se resume em: primeiro, ouvir a voz de Deus e em segundo transmitir ao homem.
Hulda foi uma serva de Deus que demonstrou ter um caráter firme, decidido e discreto, num tempo em que reis e profetas desviaram-se dos caminhos do Senhor. Pouco se sabe acerca dela. Seu nome, no hebraico, significa doninha (LIMA, 2017, p.94).
II – HULDA VÊ O TEMPO DO AVIVAMENTO
Avivamento significa trazer de volta à vida. Porém, o avivamento só é possível aos vivos, pois um pecador não pode ser avivado. Quando alguém é avivado isto indica que ele está vivo, está despertado, é um ser animado e é um indivíduo estimulado. Portanto, avivamento corresponde com o ato da conversão e com o ato da santificação. A conversão é o momento em que o homem é tirado do mundo, enquanto que a santificação é a retirada do mundo do coração do homem.
Sobre Josias se destaca as seguintes palavras: fez o que era reto aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda (2Cr 34.2).
Fez o que era reto aos olhos do Senhor, isto é, Josias buscou andar em conformidade com Deus, portanto, Josias buscou ser reto, justo, e conhecer e a vivenciar a santidade de Deus. A retidão de Josias é notável no momento em que ele aboliu a idolatria e resgatou a Lei do Senhor.
O profeta Habacuque escreveu as seguintes palavras:
Ouvi Senhor a tua palavra e temi (Hb 3.2).
Logo, avivamento é causa e consequência da pregação da palavra. Na ausência da palavra não haverá avivamento.
Na ausência da exposição da palavra de Deus não há crescimento espiritual. O apóstolo Pedro escreveu na segunda epístola; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18). Portanto, não havendo explanação da Palavra de Deus não há edificação.
De quem é a culpa? No início da história da humanidade nota-se que o ser humano gosta de lançar a culpa sobre o outro, é só lembrar-se de Adão e Eva (Gn 3. 12,13). Porém, a pergunta perdura de quem é a culpa? De fato a culpa é de todos. Porém, é necessário que os cristãos voltem para a Palavra.
III – HULDA É USADA POR DEUS
A mensagem tem que ser transmitida mesmo que aparentemente seja uma palavra dura para se escutar.
Os líderes necessitam também da Palavra do Senhor. Pois, as mudanças numa nação, ou numa igreja, só têm efeito se começarem pela liderança. Toda liderança deverá se moldar em ações proativas caracterizadas por palavras, presença, princípios, potencial e por propósito (5P da liderança).
As palavras do líder tem fundamental importância para a condução dos liderados. A presença do líder nos eventos e nos momentos importantes do liderados definirá os resultados. Os valores (princípios) por quais os líderes são conduzidos determinam a aceitação do mesmo pelos liderados. O conhecimento (potencial) caracteriza a ação proativa dos líderes. Líderes que dirigem com propósitos saberão até onde o sucesso ministerial os conduzirá.
Josias fez um concerto com Deus e aboliu a idolatria. Mas, para que isto ocorresse Deus usou a profetisa Hulda, mulher de Deus que teve um papel significante para a história de seu povo, ainda que de modo muito passageiro. Todavia, o que importa é a qualidade de seu trabalho, e não a extensão de seu ministério. Hulda soube colocar-se discreta e humildemente no lugar que Deus reservou a ela. Mas, no momento certo, entregou a mensagem de condenação de Deus ao povo de Judá, que, de maneira contumaz, afastara-se dos caminhos do Senhor (LIMA, 2017, p.100).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Caráter do cristão, moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário