Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: A Evangelização Integral nesta última Hora

Subsídio para aula da E.B.D: A Evangelização Integral nesta última Hora
A Verdade Prática assim está definida: falemos de Cristo a todos, em todo tempo e lugar, por todos os meios.
A evangelização integral foi desenvolvida pela igreja primitiva que em poucas décadas pregou o Evangelho até os confins da terra. A pregação do Evangelho deverá ser realizada com ordem e com amor, porém o poder de Deus não poderá se ausentar, pois é mediante a graça divina que as manifestações sobrenaturais ocorrem.
Certamente existem muitos métodos para este nobre e grandioso ministério. Ao olhar para o exemplo de Cristo aprendemos que, embora sejam vários os meios, jamais podemos perder de vista o fim, a conversão da alma (SILVA, p. 36).
I – O QUE É EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL
Conforme a lição em estudo, a evangelização integral é a proclamação simultânea do Evangelho em todos os âmbitos: local, nacional e transcultural, tendo como propósito a apresentação das Boas-Novas aos não salvos em Jesus Cristo. Sendo que a ação da evangelização integral deverá ser realizada através da proclamação do Evangelho em Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra (At 1.8b).
Isto significa que os discípulos que formam a igreja de Jesus devem ser testemunhas dEle em Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra ao mesmo tempo. A igreja deve anunciar a Cristo em todos os rincões, por mais longínquos e remotos que sejam, ao mesmo tempo que o anuncia em sua própria cidade, estado, região ou país. Isto só é possível pela ação do Espírito Santo, que a faz obedecer a Comissão, enviando missionários por todas as tribos, línguas, povos e nações (PAULA, p.54).
A palavra avivamento significa acordar e viver. Em outras situações no Novo Testamento a palavra significa ressuscitar (Rm 14.9). Porém, na narrativa da parábola do filho pródigo o termo reviveu (Lc 15.32) corresponde à mudança de vida, que iniciou se com um desejo, foi alimentado pela humildade e por fim, foi concretizado por uma ação (Lc 15.18,20). O avivamento abrangente deverá ser provindo de um coração desejo e anelante à vontade de Deus, que também seja humilde, pois na obra do Senhor não há lugar para estrelas, pois a glória pertence a Ele que é Senhor de tudo e de todos (Rm 11.33-36).
O avivamento tem como ponto inicial o indivíduo e se propaga às instituições (família, empresa, estado, escola e igreja) e se concretiza com o evangelho pregado em testemunho a todas as gentes (Mt 24.14).
II – DISCIPULADO INTEGRAL
O discipulado integral tem as seguintes características: doutrinação, integração, treinamento e identificação.
Doutrinação: ensino eficiente e eficaz das verdades centrais da fé cristã. As doutrinas bíblicas deverão ser ensinadas, a doutrina da salvação, doutrina do pecado, doutrina do homem, doutrina da igreja, dentre outras.
Integração: é a ação da igreja no ato de receber o novo convertido e conduzi-lo aos trabalhos da igreja.
Treinamento: o cristão salvo deverá conduzir outras pessoas para os pés do Senhor Jesus Cristo. Logo, o crente deverá ser trenado para pregar o Evangelho.
Identificação: o novo crente após ser ganho, integrado e trenado para a propagação do Evangelho deverá se identificar como seguidor de Jesus Cristo. A identificação do cristão é definida pela palavra santificação.
A santificação não será vista, nestes últimos dias da Igreja sobre a Terra, como um adereço em sua teologia ou em seus atos litúrgicos. Se nos voltarmos à Bíblia Sagrada, constataremos que a santificação é a doutrina insubstituível à peregrinação daqueles que, renunciando ao presente século, apegam-se a eternidade. Sem a santificação ninguém verá o Senhor. É o que nos adverte o apóstolo em sua epístola aos crentes hebreus.
Se não retornarmos a uma vida santa, como haveremos de pregar o evangelho integral? Certa vez, um evangelista da Idade Média convocou os seus discípulos e ordenou-lhes: vão e preguem o evangelho. Se for necessário, usem as palavras (ANDRADE, p.156).
III – A IGREJA DA EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL
A igreja deverá sempre promover a pregação do evangelho. A promoção do evangelho desenvolvida pela igreja faz com esta seja conhecida como igreja evangelística ou igreja missionária.  
A igreja missionária existe para a realização da missão evangelística.
Já a comissão corresponde com o dever da igreja em se situar como agência evangelizadora, pois nenhuma instituição poderá substituir a igreja nesta missão.
Por fim, a evangelização deverá ser mantida. A evangelização é feita com oração, com o envio de pessoas e com dinheiro. Quando o cristão doa oferta ao trabalho missionário Deus o prospera em tudo. Lembrando que a prosperidade está relacionada aos cuidados com a obra missionária. Quando o servo de Deus se entrega a obra missionária colherá todos os frutos provindos da dedicação e entrega à proclamação do Reino de Deus
Referência:
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. O desafio da Evangelização. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
PAULA, Oséas Macedo de. Manual de Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

SILVA, Roberto S. O Perfil do ganhador de almas. Goiânia: Manancial Edições; Mundial Gráfica, 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário