Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 16 de julho de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: O Trabalho e Atributos do Ganhador de Almas

Subsídio para aula da E.B.D: O Trabalho e Atributos do Ganhador de Almas
Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (2 Tm 4.5).
Muitas pessoas tem sido vocacionadas por Deus para o ministério de evangelista. O evangelista é o obreiro que tem como missão específica proclamar o Evangelho de forma concentrada, metódica e com objetivos bem definidos. Porém, a função de ganhar almas para o Reino de Deus não se limita ao trabalho do evangelista, pois cada crente tem como função proclamar a Palavra de salvação em Jesus.
I – EVANGELISTA, GANHADOR DE ALMAS
O terceiro dom ministerial citado em Efésio (4.11) é o de evangelista. O evangelista é o obreiro que especialmente tem como vocação a proclamação do Evangelho de Jesus. O termo evangelista tem como significado o proclamador de boas novas. O vocábulo é encontrado três vezes no Novo Testamento (At 21.8; Ef 4.11; 2 Tm 4.5). A vida do evangelista se baseia em três palavras: um homem (At 21.8), um dom (Ef 4.11) e um trabalho (2 Tm 4.5).
Um homem, por que não pode esquecer que o evangelista é um homem chamado, capacitado e enviado por Deus.
Um dom, o dom em ação é a definição de ministério, logo o evangelista é um ser capacitado por Deus para realizar a proclamação das boas novas.
O evangelista tem como missão um trabalho glorioso que é almejado pelos anjos: o de proclamar o evangelho (1 Pe 1.12).
Diante do ministério eclesiástico o evangelista possui três obrigações básicas: honrar o bom nome da igreja de Jesus, crer e ser fiel a Cristo.
Paulo em sua Carta pastoral a Timóteo cita algumas qualificações morais correspondentes ao ministério do evangelista (1 Tm 3.2-7).
a) Homem irrepreensível (v.2): que ninguém o reprenda por falhas ou erros cometidos.
b) Marido de uma só mulher (v. 2): tal qualificação não corresponde à afirmação da monogamia, mas se trata da importância do evangelista ser fiel em seu relacionamento conjugal. Marido de uma só mulher indica que o evangelista deverá ser sempre fiel a sua esposa.
c) Não dado a muito vinho (v.3): o evangelista não poderá ser inclinado ao vinho.
d) Ser bom chefe de família (v.4): dirigir bem a família.
II – ATRIBUTOS DE UM EVANGELISTA
O presente tópico apresenta os seguintes atributos do evangelista: amor às almas, conhecimento da Palavra de Deus, espiritualidade plena e disponibilidade.
O amor para com as almas é necessário, pois sem sentir o amor para com as vidas perdidas nenhuma ação será desenvolvida pelo crente para conduzir os perdidos à presença de Deus.
Estudo recente, por entidade de pesquisa ministerial, dá conta de que 57% dos pastores nunca leram a Bíblia toda. É algo preocupante. Se não ler, como pode estimular os crentes a lerem a Palavra de Deus? É por causa dessa negligência na leitura bíblica que o ensino que parte de muitos púlpitos é fraco, superficial e inconsciente (LIMA, p.66).
A igreja necessita de líderes que conheçam a Palavra, assim também as almas precisam ouvir a Palavra da parte daqueles que conhecem a Deus.
Já espiritualidade corresponde com a vida consagrada ao Senhor. A santificação progressiva deverá ser diária com oração, leitura bíblica e a presença do crente na igreja para ouvir a Palavra do Senhor.
Já ouvimos alguns pregadores dizer: eu vou dizer o que sinto, doa em quem doer. Ainda que seja a última vez que venha aqui, que nunca mais seja convidado, vou dar a mensagem. E passa a vociferar mensagens humanas e carnais contra a igreja. É sinal de falta de maturidade, de respeito e de humildade.
O papel do evangelista envolve a demonstração do poder de Deus na mensagem. O evangelista Filipe foi a Samaria e fez um trabalho digno de ter seu registro no Novo Testamento (At 8.5-8) – (LIMA, p.102).
Por último, o evangelista tem que está à disposição de Deus.
III – O TRABALHO DE UM EVANGELISTA
Cabe ao evangelista proclamar a Palavra de Deus, assim como defender a Palavra e assegurar a integração do novo convertido na igreja.
O relacionamento com a Bíblia Sagrada possui um custo. Quando o indivíduo decide seguir o caminho que é definido pela Escritura, o mesmo torna-se alvo de perseguições e aflições (2 Tm 3.11).
O relacionamento com a Bíblia provoca conflito. Entre a antiga maneira de viver e ao permanecer naquilo que aprendeu e de que foi inteirado (2 Tm 3.14).
Na carta do apóstolo Paulo aos romanos a citações no que corresponde a características do velho homem: murmuradores, aborrecedores, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe, infiéis aos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis e sem misericórdia (Rm 1. 30,31).
Porém, a nova vida em Cristo é movida pelo fruto do Espírito que são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5. 22)
Porém, há valores proporcionados pela Escritura Sagrada. A Escritura é proveitosa para ensinar, ou seja, proporciona o conhecimento que outorga libertação e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32).
Há também proveito na Bíblia para redarguir. Aqui tem como missão central condenar atos que desagradam a Deus. Ao ser redarguido o indivíduo poderá ser corrigido, isto é ser restaurado ao estado correto. Por isso, que Jesus na oração sacerdotal pediu ao pai para santificar os discípulos na verdade, pois a tua Palavra é a verdade (Jo 17.17).
Palavra Final:
O mundo se encontra dividido em dois grandes grupos: os que creem em Jesus e os que não creem.
Como evangelizar? A evangelização deverá ser realizada por meio de folhetos, de pergunta com respostas, de literatura, de cartas, da mídia...         
Onde evangelizar? A resposta abrange: casas, escolas, praças, prisões, hospitais...
Quando evangelizar? Em tempos difíceis o evangelho deverá ser anunciado e também em tempo oportuno.
Em suma o evangelismo pessoal possui quatro dimensões:
Altura: conformidade com Deus, ou seja, retidão, justiça e conhecimento de Deus.
Profundidade: santidade, ou seja, todos que se aproximam de Jesus devem ter uma vida separada do mundo, com o objetivo único ser usado por Deus.
Largura: testemunho, pois as obras possuem mais peso do que as palavras.
Comprimento: estratégia na evangelização, as estratégias é o meio para atingir alvos.
Referência:
LIMA. Elinaldo Renovato de. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

LIMA. Elinaldo Renovato de. Dons espirituais e ministeriais. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário