Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 24 de julho de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: A Evangelização Urbana e suas Estratégias

A Evangelização Urbana e suas Estratégias
E acontecendo que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles (Mt 11.1).
O Evangelho deve ser pregado em todos os lugares principalmente nas cidades em que há discípulos do Senhor Jesus, pois os discípulos foram instruídos na Palavra e em seguida o próprio Cristo saiu a pregar na cidade dos mesmos.
O presente versículo demonstra a seguinte verdade: todo discípulo precisa ser instruído e em seguida deverá ser testado no trabalho.
A pregação deverá alcançar vidas, que ao serem alcançadas, deverão ser discipuladas, para que em seguida novos templos sejam abertos. E como igreja aberta na cidade um novo trabalho deverá surgir desde, ou seja, esta igreja torna-se uma igreja mãe, isto é, uma igreja missionária.
I – ESTRATÉGIAS URBANAS DE EVANGELISMO
Com o profeta Jonas se aprende que para alcançar um grande centro urbano é necessário utilizar as principais vias, por exemplo: avenidas movimentadas, praças, terminais de ônibus, dentre outros.
Já com o evento pentecoste se aprende que grandes eventos devem ser um meio necessário e eficaz para a pregação do Evangelho. Pentecoste era uma festa judaica celebrada no fim da colheita do trigo, cinquenta dias após a festa das primícias.
Portanto, é necessário que cada crente conheça geograficamente a sua cidade e sua região para alcançá-la para Jesus Cristo.
Para a evangelização urbana é necessário que o cristão utilize o método correto.
Método direto: através de perguntas (At 8.30-35).
Método indireto: aproveitando circunstancias ocasionais como: situação mundial à luz das profecias, comunismo, guerra atômica, terremotos, acidentes, catástrofes, doenças, epidemias, progresso da ciência, mortes, política, crises pessoais, crimes, dificuldades, etc.
Método da literatura: ...podemos utilizar folhetos, cartas, prospectos e jornais evangélicos, principalmente em ocasiões oportunas como Natal, Finados, semana santa, semana da pátria, corpus christi, carnaval, etc. (BÍCEGO, p.29,30).
II – DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO URBANA
Os desafios urbanos deverão ser transformados em oportunidades.
Conforme a revista:
“Diante das perseguições, não podemos desistir ou nos calar. Jesus também foi perseguido em sua própria cidade, mas levou a sua missão até o fim (Lc 4.28-30)”.
“A igreja deve desenvolver capelanias hospitais, e visitar os enfermos e moribundos”.
“A igreja não pode fazer da libertação dos oprimidos um espetáculo. Mas, deve, no poder do Espírito Santo, orar pelos enfermos e pelos cativos de satanás”.
Ambas as frases descrevem que a igreja deve da melhor maneira utilizar as oportunidades outorgadas por Deus, pois Deus permite perseguições e por meio delas Deus faz milagres.
Há um crescimento populacional e este aumento deve motivar os cristãos a evangelizar as almas que precisam do Senhor Jesus, não importa a dificuldade, cada crente deve cumprir o seu chamado.
III – COMO FAZER EVANGELISMO URBANO
A evangelização só é desenvolvida por pessoas que estão comprometidas com o Reino de Deus. Uma das missões da igreja é ensinar, logo, se há um ensino eficiente é necessária que a ciência, evangelismo, seja estuda e desenvolvida na prática da evangelização.
Primeiramente um grupo de pessoas deverá ser trenado para que depois as mesmas venham a efetuar a propagação da palavra de Deus.
Em segundo, o posto-chave deverá ser estabelecido, pois as bases são muito importantes.
Por fim, alguém deverá ser designado para continuar o trabalho. Muitos pontos de pregação são abertos, porém inúmeros são abandonados antes que os frutos possam se manifestar.
Levar uma pessoa a Cristo é um importante trabalho, mas também é de grande importância ajudar os novos na fé. Eles precisam de um conselho amigo, de uma forte mão que os sustente. A experiência tem demonstrado que, em regra, a pessoa mais indicada para ajudar o novo convertido é aquele que o levou a Cristo. Outros conselhos, além dos assinalados, poderão ser úteis. É claro que o ganhador de almas gozará da direção do Espírito Santo para dar o conselho certo, na hora certa, para a pessoa certa, no lugar certo, da maneira certa e para um resultado certo (BÍCEGO, p. 77,78).
Se há novo convertido há uma igreja. Igrejas devem ser abertas.
Simplesmente entenda: a grande comissão é o evangelismo acompanhado da plantação de igrejas. As igrejas são os ajuntamentos, e a Palavra é então ensinada para esses ajuntamentos de pessoas (HEWARD-MILLS, p.13).
A igreja local é agência da evangelização para a cidade na qual a igreja está situada. Portanto, cada crente tem que ganhar para Cristo seus amigos, vizinhos, parentes, em suma, ganhar sua cidade para Jesus.
Referência:
BÍCEGO, Valdir. Manual de Evangelismo, aprendendo a ganhar almas para Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

HEWARD-MILLS, Dag. Plantar Igrejas. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário