Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Subsídio para aula da E.B.D: O que é Evangelização


O que é Evangelização
Os evangelistas Mateus e Marcos registram os principais versículos correspondentes à evangelização.
Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado (Mt 28.19,20).
Este versículo geralmente é interpretado como se contivesse três mandamentos, ou seja,: ir, batizar, fazer discípulos ou ensinar. Mas, na verdade, a Grande Comissão gira em torno do mais imperativo deles: fazer discípulos. Fazer discípulos envolve três passos: ir, batizar e ensinar, principalmente os dois últimos. O batismo aponta para a decisão de crer em Cristo. Quando uma pessoa cria em Cristo, ela deveria ser batizada; não há nenhum cristão no Novo Testamento que não tivesse sido batizado (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.88).
No texto original o ide não aparecesse no imperativo. A explicação está na missão de cada cristão em pregar o Evangelho. Cada crente prega o evangelho, com palavras e sem palavras. E o mais importante a salientar é que os crentes pregam o evangelho através do testemunho. Assim foi com a igreja primitiva que através do testemunho de vida conseguiram levar muitos a Cristo. Portanto, o imperativo aparece no fazer discípulos, isto é, ensinai. O crescimento da igreja se dá na obediência à Palavra de Deus.
E disse-lhes: ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15).
Em Marcos percebe-se a confirmação e a veracidade da Grande Comissão. Porção Bíblica que relaciona a existência de milagres na igreja com a obediência à propagação do evangelho.
I – EVANGELISMO E EVANGELIZAÇÃO
O termo evangelismo corresponde com a parte teórica, isto é, os métodos para uma evangelização eficiente e eficaz. Enquanto, que evangelização é a prática destes métodos.
Evangelismo corresponde com o tempo em que cada cristão aprende a respeito dos métodos. Antes de enviar os setenta para uma missão o Senhor Jesus os instruiu (Lc 10.1-11). Sendo que as instruções foram similares àquelas transmitidas aos doze. A ilustração de uma grande colheita sugere aos discípulos levar a mensagem do evangelho, mesmo sabendo que haveria muita rejeição (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 173).
Já evangelização corresponde com a prática da pregação, sendo esta pregação pessoal ou coletiva, tendo como finalidade o cumprimento da Grande Comissão, fazer discípulos. O comentarista assim perora sobre a evangelização, a evangelização não é um trabalho opcional da Igreja, mas uma obrigação de cada seguidor de Cristo (1 Co 9.16).
II – POR QUE TEMOS DE EVANGELIZAR
O comentarista apresenta quatro razões que explicam o motivo da evangelização:
Primeira razão: é um mandamento de Jesus.
Segunda razão: é a maior expressão de amor da Igreja.
Terceira razão: o mundo jaz no maligno.
Quarta razão: porque Jesus em breve virá.
Dentre outros motivos que motivam a participação dos crentes à evangelização torna-se necessário citar à situação crítica mundial, que conforme o saudoso pastor Valdir Bícego, situação esta que se resume na palavra crise.
Crise moral:
Divórcio, previsão sexual, orgia, pornografia e drogas.
Crise social:
Violência, fomes e flagelos, falta de moradia, falta de recursos para educação.
Crise econômica:
Inflação, desemprego, concordatas e falências.
Crise política:
Guerras, altos investimentos em armamentos, instabilidades, indefinições e escândalos.
Crise religiosa:
Disseminação de seitas e grupos religiosos. O mundo já conta com milhares de religiões. Na época em que Jesus estava exercendo seu ministério terreno já havia muitas religiões, e foi a respeito delas que o Mestre disse: todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores (BÍCEGO, p.25,26).
III – COMO EVANGELIZAR
A evangelização deverá ser abrangente, isto é, a evangelização deverá incluir do indivíduo à comunidade. A igreja da atualidade deverá se preocupar com a evangelização de um, assim como a evangelização de um grupo.
O evangelismo pessoal corresponde com a pregação direta a uma pessoa. Se há alguém necessitado de ouvir o Evangelho é de responsabilidade dos crentes pregarem as boas novas.
Já o evangelismo coletivo corresponde com a pregação que alcança a massa. Um bom exemplo são as cruzadas evangelísticas.
Porém, a Igreja tem que desenvolver meios para que o Evangelho chegue aos lugares mais longínquos. Desde os lugares mais longe do próprio país, caso do Brasil um país continental, assim como dos países mais distantes. Portanto, é dever da Igreja pregar o evangelho do Reino de Deus.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
BÍCEGO, Valdir. Manual de Evangelismo, aprendendo a ganhar almas para Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

Um comentário:

  1. Irmão Adreson, faltou o senhor falar do Batismo Em Nome do Senhor Jesus, que está em Atos: 2:38, nas primeiras Conversões. Todos os Discipulados que foram feitos pelos apóstolos forma Batizados Em Nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir