Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 21 de maio de 2016

Subsídio para as aulas da EBD – A Nova vida em Cristo


Subsídio para as aulas da EBD – A Nova vida em Cristo
Os primeiros versículos que trata da segunda palavra chave da carta aos Romanos é exortação. Exortação que corresponde à apresentação do cristão na Igreja (Rm 12.1-8), na sociedade (Rm 12.9-21), em relação ao governo (Rm 13.1-14), e em relação aos outros cristãos (Rm 14.1-15.13).
A apresentação do cristão para com Deus segundo o apóstolo Paulo se notifica na relação do crente com a Igreja (Rm 12.1-8) deverá ser em sacrifício vivo, santo e agradável, isto é, o cristão deverá se apresentar a Deus em santificação. Já em continuidade o apóstolo Paulo descreve a maneira em que o cristão deverá desenvolver os dons recebidos da parte de Deus, isto é, com temperança, reconhecimento, dedicação, liberalidade, cuidado e com alegria. Não se pode esquecer que o apóstolo caracteriza a vontade divina, sendo esta, boa, perfeita e agradável.
I – EM RELAÇÃO À MORDOMIA DA ADORAÇÃO CRISTÃ
Apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo. Para Paulo deveria existir uma diferença entre a novidade de vida do cristão. Se na Antiga Aliança os animais eram sacrificados, logo, o sacrifício se desenvolvia por meio de um animal morto. Portanto, na Nova Aliança o sacrifício é concretizado em um corpo vivo.
Apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo. Para Paulo o termo santo indica lugar reservado, se na Antiga Aliança o templo era o lugar reservado e santificado, já na Nova Aliança o cristão é o lugar reservado e santificado para Deus e para o uso de Deus.
Apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Na Antiga Aliança o sacerdote entrava no lugar Santo do Santo com uma corda amarrada em seu corpo, caso se o mesmo estivesse em pecado morreria ali e o corpo deveria ser retirado por outros no ato do puxar a corda, pois ninguém poderia entrar no lugar do Santo do Santo sem consagração devida. Quando o sacerdote saia do templo a comunidade entendia que o sacrifício foi agradável a Deus.
Logo, o culto racional tem que ter como referência o que agrada a Deus.
II – EM RELAÇÃO À MORDOMIA DO EXERCÍCIO DOS DONS
Os dons são divididos na Bíblia em três grandes grupos: os dons espirituais, os dons ministeriais e os dons de servir. Porém, para o apóstolo o que deverá ser observado é a maneira como o indivíduo dotado do dom se apresenta perante a Igreja.
1- Apresentando com temperança. Termo que corresponde à apresentação do cristão com sabedoria e autocontrole, que se torna possível por meio da auto-observação. Mas, que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um (v.3b).
2- Reconhecendo o valor das funções de cada um. A Igreja é composta por muitos membros, sendo que cada um tem uma função específica sob a autoridade de Jesus Cristo. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (vv.4,5).
3- Apresentando com dedicação. Dedicação é o mesmo que abnegação, desempenho e sacrifício. Apresentar com dedicação corresponde a negar desejos pessoais para servir a Deus. Apresentar com dedicação indica desempenhar com sucesso para fazer o melhor para Deus. E por fim, apresentar à Igreja com dedicação corresponde a sacrificar, isto é, fazer o possível para agradar a Deus.
4- Apresentando com liberalidade. Em outra versão com generosidade. O cristão deverá ser generoso, isto é, repartir o que lhe pertence sem qualquer interesse ou utilidade.
5- Apresentar com cuidado. Os líderes deverão apresentar perante a Igreja com cuidado. O cuidado é necessário porque o líder está envolvendo com uma pessoa, portanto é necessário o cuidado com o ser psicológico. O líder está se relacionando com um filho de Deus, isto é, tem que ter cuidado com o ser espiritual. Logo, o líder está em contato com um membro da comunidade, isto é, o líder deverá ter cuidado com o ser social.
6- Apresentando com alegria. O cristão deverá ajudar os outros com alegria e não por tristeza.
Quando o crente se apresenta a Deus percebe-se que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. A única maneira de fazer a vontade de Deus é reconhecê-la. E nós só podemos reconhecer a vontade de Deus se aprendermos a ver as questões da vida a partir da perspectiva de Deus (RICHARDS, p.317).
III – EM RELAÇÃO À MORDOMIA DA PRÁTICA DAS VIRTUDES CRISTÃ
Para Paulo o cristão deverá se apresentar diante da sociedade da melhor maneira possível (Rm 12.9-21), pois: o amor não deverá ser fingido, a unidade deverá ser visível e não cabe ao cristão a vingança.
Portanto, para o apóstolo a relação entre o cristão e a sociedade deverá notabilizar a ação de Deus na Igreja. Isto é, o mundo só percebe a ação divina na Igreja quando os cristãos vivem em união.
Amor não fingindo
O amor verdadeiro é caracterizado no aborrecimento do mal e na prática do bem. O amor do crente à justiça e seu ódio ao mal crescerá por dois meios: crescimento em sincero amor e compaixão por aqueles, cujas vidas estão sendo destruídas pelo pecado, e por uma sempre crescente união com o nosso Deus e Salvador, do qual está dito; o temor do Senhor é aborrecer o mal (Bíblia de Estudo Pentecostal, p 1.899). Logo, o amor não fingido aproxima as pessoas pela cordialidade e proporciona o aborrecimento do mal.
A palavra amor aparece três vezes nos versículos 9 e 10, sendo que as duas primeiras vezes correspondem com a palavra grega ágape e a segunda com filadélfia. Ágape corresponde com o amor divino, isto é, que o amor não seja fingido e amai-vos cordialmente, termos que correspondem com o dever de amar como Deus. Já o termo filadélfia indica que o amor deverá ser sincero e notável pela dedicação ao outro, isto é, amor fraternal.
Em suma, o amor fraternal proporciona:
Cuidado eficiente, coração fervente e desejo em servir ao Senhor (v.11).
Alegria na esperança, paciência na tribulação e perseverança na oração (v.12).
Comunicação aos santos e a prática da hospitalidade (v.13).
Bênção aos perseguidores (v.14).
Alegria e chorou em momentos específicos (v.15).
Por fim, o cristão em sua relação com e na sociedade deverá ser de triunfo sobre o mal e, a vitória sobre o mal se na prática do bem: não te deixes vencer do amo, mas vence o mal com o bem (Rm 12.21).
REFERÊNCIA
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário