Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Subsídio para a aula da EBD – As Bodas do Cordeiro


 As Bodas do Cordeiro
E disse-me, escreve: bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus (Ap 19.9).
Há três destaques especiais em Ap 19.9, a bem-aventurança, os que são chamados e as bodas do Cordeiro. O termo bodas tem como definição celebração de aniversário de casamento. Porém, será naquele dia a ceia das bodas do Cordeiro. Em Apocalipse há sete bem-aventuranças (1.3; 14.13; 16.15; 20.5; 22.7,14), sendo Apocalipse 19.9 a quarta destas bem-aventuranças. O termo, chamados, tem como significado básico aqueles que são vocacionados para fazerem parte da noiva do Cordeiro, ou seja, chamados para a salvação em Jesus Cristo. E por fim, as bodas do Cordeiro, dia especial para todos os que foram e serão fieis até o dia da Vinda de Jesus.
Essa festa aqui é um tempo de alegre banquete para ser aproveitado pela Igreja e, principalmente, pelos vencedores que reinarão com Cristo. A chave para poder participar do banquete das bodas é a fidelidade a Deus (RADMACHER; ALLEN;HOUSE, p. 793).
AS BODAS DO CORDEIRO
As bodas do Cordeiro será o encontro glorioso da Igreja com o Cordeiro nos céus, de fato, será a união entre a Igreja e Cristo.
Todos os salvos de todos os tempos estarão presentes na lista dos chamados. Desde aqueles que morreram esperando e olhando para as profecias messiânicas, assim como aqueles que viveram nos dias em que as profecias se cumpriram, ou seja, as bodas do Cordeiro serão para todos os salvos.
Porém, ficaram de fora:
1- Os cães. Possivelmente corresponde com os maus obreiros que exploram as ovelhas. Logo, o obreiro é chamado para servir, porém, muitos por serem maus aproveitam das ovelhas.
2- Os feiticeiros. A ação do pecado de feitiçaria corresponde à atitude do indivíduo em controlar eventos, pessoas e até mesmo o futuro. Logo, por isso, Samuel expressa para Saul que a rebelião é como o pecado de feitiçaria, isto porque o indivíduo quer controlar coisas e pessoas (1 Sm 15.23).
3- Os que prostituem. Ou seja, todos os pecados diretamente relacionados com o ato sexual. Os atos pecaminosos no que corresponde à intimidade sexual são: prostituição, adultério e a fornicação.
4- Os homicidas. Isto é, todos os que praticam o extermínio de vidas humanas. Ação que abrange também os que se suicidam.
5- Os idólatras. Corresponde com todos os que não adoram ao Senhor, mas fazem da criatura e das demais obras o seu próprio deus.
6- E qualquer que ama e comete mentira. João descreve que os mentirosos terá como parte o lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte (Ap 21.8). Também, fala que na Nova Jerusalém não entrará quem cometa mentira (Ap 21.27). Portanto, por uma mentira a humanidade veio a sofrer a queda.
A REJEIÇÃO AO CONVITE DO CORDEIRO
Os oficiais de Deus têm anunciado desde o princípio os planos do Senhor para a humanidade. Assim como Jesus foi rejeitado pelos judeus em sua primeira vinda, na segunda vinda, em sua primeira fase, muitos não participarão do arrebatamento por não aceitarem a Jesus como Salvador. A rejeição a Cristo tem proporcionado ruina à vida da comunidade Israelita em todo o longo da história, porém, a maior tragédia será a grande tribulação.
Portanto, no longo histórico muitos judeus tem recebido o Senhor Jesus como Salvador. Por isso, o apóstolo Paulo enfatiza que o mesmo Senhor descerá do céu com voz de arcanjo. Voz de arcanjo indica a voz que convida por meio da transformação do corpo corruptível em corpo incorruptível os judeus que serão arrebatados por terem recebido a Jesus como Salvador.
A NOIVA DO CORDEIRO
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos (Ap 3.5)
Na quinta descrição a respeito dos vencedores, duas promessas são notórias, a da permaneça do nome no livro da vida e a do testificar o nome diante do Pai e diante dos anjos (Mt 10.32).
Portanto, a Igreja presente nas Bodas do Cordeiro terá como características:
1- A fidelidade. A Igreja conseguirá em meio a todos os obstáculos e pelo o aumento do pecado se manter fiel a Deus.
2- A santidade. Segunda característica marcante da Igreja é a sua santidade. Isto é, o viver separado de tudo aquilo que desagrada a Deus para ser instrumento de Deus.
3- A perseverança. Isto é, a Igreja não perderá a esperança, no que corresponde o retorno de Cristo no momento do arrebatamento.
4- A perfeição. Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (Ef 5.27).
Em suma, haverá uma grande ceia nos céus, com a participação de todos os salvos de todos os tempos (Mt 8.11). Onde o próprio Senhor Jesus irá servir (Lc 12.37).
Diante de tamanha revelação acerca do futuro glorioso da Igreja, podemos afirmar que vale a pena ser fiel a Deus; vale a pena renunciar ao mundo e seguir a Cristo; vale a pena buscar a santificação para poder participar dessa maravilhosa festa celestial. Nas Bodas do Cordeiro, só haverá alegria, festa celestial, com a presença de bilhões de crentes salvos, de todo o mundo, de todos os tempos, rodeados de anjos, do arcanjo, de querubins, serafins, dos quatro seres viventes e dos vinte e quatro anciãos (LIMA, p. 81,82).
Referência:
LIMA, Elinaldo Renovato de. O Final de todas as coisas esperança e glória para os salvos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário