Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 9 de maio de 2015

Subsídio para a E.B.D: Poder sobre as Doenças e Morte


Subsídio para a E.B.D: Poder sobre as Doenças e Morte
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo (Lc 7.16).
Para ALLEN, RADMACHER & HOUSE, a multidão reconheceu o paralelo entre o restabelecimento da vida do filho da viúva realizado por Jesus e a obra dos grandes profetas Elias (1 Rs 17.17-24) e Eliseu (2 Rs 4.8-37).
No pacto das obras Adão representante da humanidade falhou, por isso, todos pecaram e distanciaram do Senhor (Rm 5.12), logo Adão recebeu a promessa, vida eterna; tinha uma condição, obediência; e, uma pena, a morte. Pela desobediência Adão sofreu a morte e deixou para a humanidade as seguintes heranças: culpa, corrupção e a morte.
As enfermidades possuem como origem o pecado original. Então as enfermidades são consequências da desobediência.
Portanto para viver bem fisicamente é necessário depender de Deus, pois o milagre é ação divina para abençoar os teus, e zelar por bons hábitos que proporcione vida longa.
I – DOENÇAS, PERDÃO E CURA
1- Culpa, perdão e cura.
2- A ação de satanás.
Comentário:
Os escribas acertaram que só Deus pode perdoar pecados, porém erraram em não saber que Jesus é Deus.
Duas explicações são fundamentais para entender porque Jesus primeiramente perdoava os pecados para depois ministrar o milagre físico. Como primeira explicação, por ser o pecado um empecilho à vontade de Deus. E como segunda explicação, sendo a pessoa curada espiritualmente se abria a porta para a cura física.
A entrega de Jesus na cruz foi para que a humanidade viesse à presença de Deus. Com o pecado original a incapacidade e a depravação tornaram em elementos presentes na vida humana. Em suma, o ser humano é incapaz de salvar-se a si mesmo, isto é, incapacidade total. E toda natureza humana foi atingida pelo pecado e, isto é, depravação total. Os resultados do pecado original foram: a culpa, a corrupção e a morte.
O pecado leva o indivíduo à condição de separado da presença de Deus. Por isso, Jesus curou o paralítico para que ele se aproximasse da presença de Deus.
II – RAZÕES PARA CURAR
1- A compaixão.
2- Manifestação messiânica.
Comentário:
Compaixão é o despertar pela dor de outrem. Jesus sentiu compaixão pela multidão que há três dias estava ouvido as suas palavras e não tinha o que comer. Conforme os escritos de Mateus o mestre Jesus teve compaixão da situação espiritual de uma multidão que andava desgarrada e errante (Mt 9.36), já na primeira multiplicação dos pães o evangelista cita que Jesus teve compaixão e curou os enfermos, ou seja, o Mestre despertou para com a dor física da multidão (Mt 14.14) e o evangelista Marcos registra que Jesus movido de grande compaixão estendeu a mão a um leproso e o curou (Mc 1.41,42).
A igreja nos dias hodiernos deve ser cheia do Espírito Santo e com compaixão olhar para o próximo e estender a mão para que o milagre de Deus ocorra na vida daqueles que necessitam.
III – AUTORIDADE PARA CURAR
1- Autoridade recebida.
2- Autoridade delegada.
Comentário:
Autoridade de Jesus. A autoridade do Messias se manifesta nas seguintes circunstâncias:
a) No perdoar pecados – autoridade de Deus.
b) No curar as pessoas – autoridade sobre as enfermidades.
c) No expulsar demônios – autoridade sobre o mundo espiritual.
d) No acalmar o vento – autoridade sobre a natureza.
e) Em possuir a chave do inferno e da morte – autoridade sobre a morte e o inferno.
Curas efetuadas por Jesus. Outro fato marcante do ministério de Jesus é que os milagres operados por Ele possuem quatro categorias.
1ª categoria é o de Curas. A narrativa dos evangelhos citam trinta e cinco milagres operados por Jesus, com o seguinte objetivo “creiais que Jesus é o Cristo, o filho de Deus”.
2ª categoria é o de Libertação. Nesta categoria os evangelistas registraram que Jesus não só expulsava demônios, mas também perdoava os pecados.
3ª categoria é o de Autoridade sobre a natureza. Jesus acalmou o vento e transformou água em vinho.
4ª categoria é o de ressurreição. Jesus deu de volta a vida para pessoas que a tinha perdido, por isso a bíblia diz; que Jesus é a ressurreição e a vida.
IV – A REDENÇÃO DO NOSSO CORPO
1- O reino presente.
2- O reino futuro.
Comentário:
Para compreensão do reino futuro, reescrevemos algo que foi trabalhado neste blog ao falarmos da doutrina das últimas coisas, segue-se abaixo:
As características da nova Jerusalém
Os detalhes inseridos no texto sagrado da nova Jerusalém indica que ela é uma cidade real. Cidade cujo construtor também é real (Hb 11.10). Se o mundo atual afetado pelo pecado possui as suas maravilhas o que será dito da nova cidade em que nela não haverá maldição (Ap 22.3), não haverá necessidade dos governos naturais que governam os dias e as noites - sol, lua e estrelas – (Ap 22.5), não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas (Ap 21.4).
Perfeição e eternidade da nova Jerusalém
Para um mundo perfeito é necessário que exista uma composição com elementos essenciais como a de um governo capaz somada com habitante consciente, que desfrute de conhecimentos, comunhão e vivam em amor. Por muitos anos esta tem sido à busca de homens para uma sociedade melhor, porém, estas teorias ao serem executadas pelo o homem eliminou o essencial que é a presença de Deus. Ou seja, não haverá uma sociedade justa com a ausência de Deus. Na nova Jerusalém a perfeição será real porque o próprio Deus a governará com isto os habitantes serão os salvos de todas as épocas que possuirão conhecimento perfeito e desfrutarão da perfeita comunhão e do perfeito amor.
Na Nova Jerusalém o amor de fato será sincero, generoso e longânimo. A perfeição do amor de Deus na nova Jerusalém se manifestará no amor que galardoa os salvos (Tg 1.12).
O primeiro livro da Bíblia é o de Gênesis, o livro do princípio, enquanto o último livro é o de Apocalipse que corresponde a revelações. Todavia, o primeiro como o último livro da Bíblia possui relações diretas no que trata a ordem da história da humanidade, se em Gênesis encontra-se as origens das coisas, em Apocalipse o conhecimento do desfecho de todas as coisas torna-se notável. Mas, os últimos capítulos de Apocalipse são conhecidos como o gênesis do apocalipse, portanto as origens de uma nova época encontram se nos capítulos finais de Apocalipse.
No demais, irmãos, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10) porque a nova cidade está nos céus, donde também se espera o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário