Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 17 de maio de 2015

Subsídio para a E.B.D: Poder de Jesus sobre a Natureza e os demônios


Subsídio para a E.B.D: Poder de Jesus sobre a Natureza e os demônios
E disse-lhes: onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? (Lc 8.25).
No presente versículo as duas perguntas merecem total atenção. A primeira pergunta foi feita pelo Senhor Jesus: onde está a vossa fé? Havia um dilema real que era a existência de uma tempestade que poderia chegar até 6 metros, porém, o Mestre estava com os discípulos e os mesmos deveriam confiar no Senhor que é Poderoso e tem total poder sobre a natureza.
Já a segunda pergunta foi realizada da parte dos discípulos: quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedece? Esta pergunta permite aos servos conhecer ao Senhor, pois Ele está no controle de todas as coisas.
Para ALLEN, RADMACHER & HOUSE, os discípulos já tinham sentido que alguém maior do que um profeta estava presente. Lucas é honesto acerca de como os discípulos cresceram em seu entendimento a respeito de Jesus. Eles aprenderam sobre seu Mestre gradualmente (p.167).
Lucas 8.22-56 demonstra a autoridade se Jesus sobre a natureza, os demônios, as doenças e sobre a morte. Olha o que foi citado na semana passada neste blog:
Autoridade de Jesus. A autoridade do Messias se manifesta nas seguintes circunstâncias:
a) No perdoar pecados – autoridade de Deus.
b) No curar as pessoas – autoridade sobre as enfermidades.
c) No expulsar demônios – autoridade sobre o mundo espiritual.
d) No acalmar o vento – autoridade sobre a natureza.
e) Em possuir a chave do inferno e da morte – autoridade sobre a morte e o inferno.
Curas efetuadas por Jesus. Outro fato marcante do ministério de Jesus é que os milagres operados por Ele possuem quatro categorias.
1ª categoria é o de Curas. A narrativa dos evangelhos citam trinta e cinco milagres operados por Jesus, com o seguinte objetivo “creiais que Jesus é o Cristo, o filho de Deus”.
2ª categoria é o de Libertação. Nesta categoria os evangelistas registraram que Jesus não só expulsava demônios, mas também perdoava os pecados.
3ª categoria é o de Autoridade sobre a natureza. Jesus acalmou o vento e transformou água em vinho.
4ª categoria é o de ressurreição. Jesus deu de volta a vida para pessoas que a tinha perdido, por isso a bíblia diz; que Jesus é a ressurreição e a vida.
I – JESUS E AS FORÇAS SOBRENATURAIS
1- Poder sobre a natureza.
2-Poder sobre os demônios.
Comentário:
Dois graves problemas. Em quatro versículos o evangelista Lucas narra o episódio em que Jesus apazigua a tempestade. Porém, ao examinar o texto com cautela dois problemas serão notórios: a tempestade e a água na embarcação.
Tempestade corresponde com desajuste ou com anormalidades. Há possibilidade de que as ondas tenham chegado a seis metros o que provocou insegurança e impossibilidade de reação por parte dos discípulos. A insegurança era tamanha que Pedro, João, André e Tiago pescadores estavam aflitos com a situação, pois eles sendo profissionais poderiam manter a calma e tranquilizar os demais companheiros.
As ondas ocasionaram o segundo problema que foi a presença da água na embarcação. Quando o problema é externo haverá possibilidade de conquista, mas quando o problema torna-se interno poderá haver ausência de atitude. Myer Pearlman assim aplica o texto “a vitória não depende de circunstâncias externas, mas de nossa atitude íntima”.
Na narrativa a circunstância externa era a tempestade e a interna a presença da água.
O sono de Jesus. Ao relatar que Jesus dormia o evangelista Lucas deixa claro a humanidade de Jesus e também a confiança que o Mestre tinha no Pai.
A humanidade do Messias é notória, pois como todo ser humano Ele nasceu, cresceu, teve sede, dormiu, chorou e se relacionou (Mt 1.25; Lc 2.52; Jo 19.28; Mc 4.38; Jo 11.35).
Em seu ministério Jesus demonstrou dependência e obediência ao Pai. Sendo Jesus ungido pelo Espírito Santo foi obediente ao Pai em toda obra.
A autoridade de Jesus. O presente texto demonstra a autoridade Jesus sobre a natureza. Logo sendo o Senhor Jesus Deus, Ele tem controle sobre o vento e sobre o mar.
Nos dias hodiernos cabe à igreja clamar com fé, pois a promessa é que as orações serão respondidas se forem feitas no nome de Jesus (Jo 14.14).
II – JESUS E A REALIDADE DOS DEMÔNIOS
1- Uma realidade bíblica.
2- Uma realidade experimental.
Comentário:
A existência dos demônios é uma realidade bíblica e uma realidade experimental.
É uma realidade bíblica porque na Escritura Sagrada há diversas citações a respeito dos demônios, como por exemplo:
Jesus reconheceu a existência dos mesmos (Mt 12.27,28).
Os discípulos enviados em número de setenta também reconheceram (Lc 10.17).
O apóstolo Paulo e Tiago também em seus escritos citaram a existência dos demônios (1Co 10.20,21; Tg 2.19).
É uma realidade experimental, pois pessoas tanto na narrativa bíblica como em todo longo da história foram vítimas da atuação opressante dos demônios. Olha o que o Evangelista Marcos registra sobre a ação de Jesus em libertar em uma Sinagoga (Mc 1.21-28).
Entre os presentes na sinagoga havia um homem cativo por espírito imundo. O ensino produzido por Jesus provocou a manifestação demoníaca de forma que o espírito imundo “exclamou, dizendo Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus” (Mc 1.24).
O presente texto (Mc 1.24-26) deixa bem nítida algumas verdades:
A primeira verdade estar relacionada com a quantidade de demônios. Marcos escreve primeiramente “espírito imundo”, porém, dando continuidade ele narra a fala do espírito no plural “temos... destruir-nos”, logo se conclui que havia demônios e não um demônio.
Já a segunda verdade é o repúdio a Cristo por parte dos demônios.
Terceira verdade estar relacionada com o reconhecimento da santidade de Jesus por parte do espírito imundo. O ser humano que quer viver em santificação desperta o ódio e o desespero aos espíritos imundos.
Já a última verdade se resume com a autoridade de Jesus sobre os espíritos imundos. A igreja tem que saber que o nome de Jesus é poderoso para libertar todos aqueles que necessitam de milagre.
IV – JESUS E A OBRA DOS DEMÔNIOS
1- Jesus e a oposição dos demônios.
2- Jesus e a libertação de endemoniado.
Comentário:
Os demônios são degenerados em seu caráter (Mt 8.28) e são baixos em sua conduta (Lc 9.39). Portanto, ações são desenvolvidas pelos mesmos como, aposar dos corpos dos seres humanos (Mc 5.8,11-13), produzir aflição (Mc 5.4,5) e produzir impureza moral (Mt 10.1). Porém, Jesus tem poder sobre os demônios e outorgou este poder à igreja.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
BANCROFT, Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário