Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 24 de janeiro de 2015

Subsídio para a E.B.D – Não Tomarás o Nome do Senhor em vão


Subsídio para a E.B.D – Não Tomarás o Nome do Senhor em vão
O terceiro mandamento também está relacionado com a ética em seu sentido vertical, ou seja, está diretamente associada com o relacionamento entre Deus e o homem. Neste mandamento a santificação é notável. Sendo Deus Santo requer a santidade do seu povo.
Santidade corresponde com separação. A santidade de Deus indica que Deus é Santo e totalmente separado das questões más deste mundo que jaz no maligno.
O que Deus revela nos três primeiros mandamentos
Mandamentos
O que Deus revela
1º Mandamento
Deus Soberano que libertou a Israel do cativeiro Egípcio.
2º Mandamento
A espiritualidade de Deus e somente Ele deve ser adorado.
3º Mandamento
Deus é Santo e requer a santidade do seu povo.

I – O NOME DIVINO.
1- O nome.
2- Nomes genéricos.
3- Nomes específicos.
Comentário:
No Antigo Testamento o nome indicava o caráter e a índole das pessoas. Portanto, o nome estava diretamente associado com no indivíduo no que corresponde às qualidades, o modo de ser, sentir e até de agir. Da mesma forma percebe-se que os nomes de Deus indicam as qualidades do ser, do sentir e do agir de Deus.
Os nomes genéricos são: Deus de Israel, Deus e Altíssimo.
Elohim é o nome mais usado no Velho Testamento e, expressa o conceito de divindade. Associa com o nome do Criador de todas as coisas. Segundo a tradução semítica o termo El é Deus que para os especialistas El deriva-se de uma raiz que significa ser forte ou ser poderoso. El sigular e Elohim no plural.
Já o termo Elyon corresponde com o Altíssimo e indica poderes sobre outros, pois para as nações antigas o termo era usado para referenciar os monarcas, logo Deus está acima dos poderes do monarcas da Terra porque Ele é o Altíssimo.
Os nomes específicos são: Shaday, Adonay e YHWH.
El Shaday significa Deus todo Poderoso. Para alguns o sentido do nome significa Deus da montalha.
Adonay significa Senhor.
YHWH tetragrama que tem como transliteração Yahweh, ou seja, Javé. O nome Javé é o nome especial de Deus. Significado mais próximo seria “aquele que trouxe a existência o que existe”.
II – O NOME QUE SE TORNOU INEFÁVEL.
1- A pronúncia do nome divino.
2- Jeová ou Javé?
3- O significado.
Comentário:
Eu sou o que sou. Nome que possibilita a compreensão dos decretos de Deus.
Eu sou o que sou indica que Ele criou todas as coisas, prover todas as coisas, restaura aqueles que se aproximam dEle e consumará todas as coisas.
Eu sou o que sou indica que tudo acontece segundo a vontade de Deus, para glória de Deus e Deus está no controle de todas as coisas.
III – TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO.
1- O terceiro mandamento.
2- Juramento e perjúrio.
3- Modalidades de juramentos.
Comentário:
Deus deveria ser adorado pelos os israelitas, porém, os mesmos não poderiam utilizar o nome do Senhor de maneira indevida. Pois, Deus tinha tirado a nação de Israel da escravidão do Egito. Sendo assim os israelitas deveriam adorar e enaltecer o nome do Senhor.
Para Daniel:
O nome do Senhor é desonrado quando o utilizamos para concretizar negócios que não temos a pretensão de honrar. O nome do Senhor é desonrado quando nossas vidas não correspondem com a fé que alegamos ter. O nome do Senhor é desonrado quando o utilizamos em brincadeiras e piadas, ou juramos falsamente, como se Ele fosse responsável por nossos atos (p.72).
IV – O SENHOR JESUS PROIBIU O JURAMENTO.
1- Objetivo do terceiro mandamento.
2- A proibição absoluta.
3- A proibição relativa.
Comentário:
O objetivo do terceiro mandamento segundo a lição pode ser entendido em três situações:
Na primeira situação, o terceiro mandamento tem como finalidade pôr freio na mentira, pois a mentira é produzida por satanás que é o pai da mentira.
Na segunda situação, o terceiro mandamento tem como finalidade restringir os juramentos.
Já na última situação, o terceiro mandamento tem como finalidade evitar a profanação do nome do Senhor.
Mais uma palavra:
O nome Deus quando usado e citado indica poder. Logo, o nome Deus indica que Ele (Deus) é Todo Poderoso e tem poder absoluto. Já o nome Senhor quando citado outorga ênfase ao amor de Deus.
O Poder pertence a Deus
1- O Poder sobre tudo. Todas as coisas foram criadas por Deus, tal frase afirma que Deus controla todas as coisas, e as controlam em plena ordem.
A criação foi monitorada pela ordem.
A ordem é tão enfática ao poderio de Deus que se torna notável na própria rotação da Terra, o que possibilita o dia com 24 horas.
A ordem natural da vida, o nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer.
Em suma, a ordem indica que Deus é quem está no controle de todas as coisas, porque todas as coisas foram criadas por Ele.
2- Poder sobre todos. Davi era rei, porém o título não outorgava ao rei Davi poderes para se apresentar como deus. O monarca era e continua sendo um modelo de discípulo, pois o mesmo cita: Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi, isto é, Davi deu crédito à mensagem de Deus.
Deus tem poder sobre os reis da Terra. E perante Ele se dobrará todos os joelhos (Rm 14.11), logo, Deus tem poder sobre todos.
A Misericórdia pertence ao Senhor
Misericórdia do substantivo – hesed (transliteração do hebraico) - corresponde à benignidade, amor firme, graça, misericórdia, fidelidade, bondade e devoção.
Já o substantivo – eleos – presume necessidade por parte de quem a recebe, e recursos adequados para satisfazer a necessidade daquele que a mostra.
Deus age com misericórdia para com a vida daqueles que o busca. As misericórdias do Senhor proporciona ao cristão a possibilidade de sonhar e lutar para que o melhor de Deus se concretize.
Referência:
COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Uma jornada de fé; Moisés, o Êxodo e o caminho à Terra prometida. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário