Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 12 de outubro de 2014

EBD: O Deus que intervém na história


EBD: O Deus que intervém na história
Intervir é a palavra chave para a compreensão da presente lição.
Os profetas posteriores são classificados mediante o acontecimento do exílio. Ficando assim definidos: profetas pré-exílicos, profetas exílicos e profetas pós-exílicos. Os profetas do período do exílio são: Jeremias, Obadias, Ezequiel, Ageu e Zacarias. Portanto, os capítulos 40 a 66 do livro de Isaías possuem características para o período em análise.
Jeremias ficou em Jerusalém enquanto o povo foi levado cativo, deste acontecimento originou a obra Lamentações de Jeremias, em que o profeta enfatiza as misericórdias do Senhor como causa da existência dos judeus (Lm 3.22). Enquanto no meio dos príncipes Deus usava Daniel no meio da multidão Deus usava o profeta Ezequiel.
O profeta Daniel foi usado por Deus para desvendar o sonho de Nabucodonosor.
I – O SONHO PERTUBADOR DE NABUDONOSOR.
1- O tempo do sonho.
2- A habilidade dos sábios é desafiada no palácio.
3- O fracasso da sabedoria.
Comentário:
Há três tipos de sabedoria: a humana, a diabólica e a divina.
A sabedoria humana é tendenciosa e orgulhosa, pois busca a satisfação dos desejos carnais.
Já a sabedoria de origem em Satanás é pretenciosa ao pecado.
Por fim, a sabedoria que tem a sua origem em Deus é libertadora, pois outorga ao ser humano o conhecimento do bem e conduz o mesmo a tomar decisões que agrade a Deus.
Todos que desejam a sabedoria deverão pedir a Deus e a busca-la. Salomão assim escreveu: “eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Pv 8.17). Os que buscarem a sabedoria a encontrarão. Buscar significa desejar e correr atrás para obtê-la.
Salomão no início do seu reinado pediu a Deus sabedoria para governar um povo grande e numeroso.  
Por fim, a sabedoria é fundamental para uma liderança eficiente e eficaz (Gn 41.39), e também muito importante para a tomada de decisões (At 15.13-34).
Nabucodonosor ao ter o sonho perdeu o sono e isto o incomodou por dias fazendo com que os sábios da Babilônia fossem postos em teste, porém nenhum deles conseguiu revelar o sonho. Quando tudo parecia não ter resposta apareceu Daniel e pediu, mas um tempo e com oração o profeta teve a revelação adequada do sonho. Logo, se conclui que Deus está no controle de todas as coisas.
Assim, os sábios e a sabedoria da Babilônia foram envergonhados diante da sabedoria divina.
II – A ATITUDE SÁBIA DE DANIEL.
1- A cautela de Daniel.
2- Deus revela mistérios.
3- O caráter profético do sonho de Nabucodonosor.
Comentário:
A cautela de Daniel poderá ser notada em três momentos: primeiro, quando o mesmo foi até o rei para pedir mais um tempo; segundo momento, quando Daniel pediu ajuda aos seus amigos para orarem com ele; e por terceiro, Daniel demonstrou sua confiança no Senhor.
Deus revela mistério, por isso, é necessário que o cristão conheça a pessoa de Deus, por que, Deus não é limitado pelo tempo, pois Ele é eterno.  Deus não é limitado pelo espaço, pois Ele é Onipresente. Deus não limitado pela ciência, pois Ele é Onisciente. Deus não é limitado pela força, pois Ele é Onipotente. Deus não é limitado por sentimento, pois Ele é o Amor.
O caráter de Daniel é notificado no momento em que o mesmo não fica com a glória da revelação, logo, o profeta demonstrou humildade e convicção do Deus que o mesmo servia.
Mais uma palavra
A sabedoria torna-se notória por meio das palavras ou por meio das obras. Sendo assim, Tiago conclama os membros da igreja cristã a demonstrar a sabedoria. Quando o indivíduo demonstra sabedoria com o intuito de menosprezar outros, tal sabedoria não tem origem em Deus, pois a que procede de Deus outorga benefícios aos envolvidos na comunidade cristã.
A sabedoria humilde não apresenta o eu, mas outorga honra e glória a Jesus. A humildade foi a virtude que Jesus enfatizou na noite da santa ceia aos seus discípulos. Jesus lavou os pés dos seus discípulos para ensinar que Ele não veio para ser servido, mas para servir (Jo 13).
A sabedoria proporciona ao cristão a mentalidade de que o mesmo foi chamado para servir e não para ser servido. É triste, porém, é uma realidade, nos dias atuais há líderes que querem sugar a lã das ovelhas e para isto apresentam-se superiores aos demais e por status brigam entre si.
III – DANIEL, CONTA O SONHO E INTERPRETA - O.
1- A correta descrição do sonho.
2- A interpretação dos elementos materiais da grande estátua.
3- A pedra cortada, sem ajuda de mãos
Comentário:
Resumo da interpretação:
Parte
Material
Império
Período de dominação
Cabeça
Ouro
Babilônia
606-539 a.C
Braços e peito
Prata
Médio-Persa
539-331 a.C
Ventre e coxas
Bronze
Grego
331-146 a.C
Pernas e pés
Ferro e barro
Romano
146 a.C-476 d.C.
Pedra cortada...
Representa o reino de Cristo intervindo nos reinos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário