Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 5 de outubro de 2014

EBD: A Firmeza do Caráter Moral e Espiritual de Daniel


Determinação é a palavra chave da presente lição, e tem como significado, forte inclinação para algo, sendo que na presente lição a palavra chave se refere com a forte inclinação de Daniel e seus amigos em obedecer a Deus.
Daniel e seus três amigos são destaques na narrativa bíblica no que corresponde a temática integridade e fidelidade para com Deus. Portanto, a formação moral e espiritual de Daniel e seus amigos são frutos da educação dos pais.
Mais uma palavra
Pais não formam os filhos, mas fazem dos filhos verdadeiros discípulos.
Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele. Pv 22.6.
Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança. 
Três são as benevolências de Deus que todo ser humano deseja: riqueza, honra e vida (Pv 22.4), porém, tais benevolências são outorgadas a pessoas humildes e tementes a Deus. O temor ao Senhor e a humildade são duas armas fundamentais para que as próximas gerações desenvolvam práticas em conformidade aos padrões da Escritura Sagrada.
Colhendo conforme o plantio.
Aquele que planta colherá. Os pais como agricultores estão à espera da concretização do cultivo plantado em seus filhos. Pais como agricultores têm como principais virtudes a esperança e a confiança.
Ninguém prepara pessoas para uma vida delinquente. Assim escreveu certo obreiro: “quando eu era capelão na penitenciária de Arkansas, nos Estados Unidos, dos 1.700 presos, só um se criara num lar onde havia culto doméstico. Mais tarde, soube que esse prisioneiro foi libertado porque provaram a sua inocência”. Tal cidadão foi criado segundo os valores cristãos.
Os valores são passados principalmente quando há interação entre: Deus, pais e filhos. O lazer é fundamental para que pais e filhos desfrutem do amor familiar. Portanto, são nestas horas que os filhos aprendem com os pais. Pois, estes momentos são fundamentais para a formação do caráter e da índole dos filhos.
Pai exemplo de ministro.
Os pais como exemplo dos filhos são de fato verdadeiros sacerdotes. Pois, não forçam os filhos a tomarem uma decisão, mas os ensinam a tomarem a decisão certa. Primeiramente tais pais oram a Deus para que a vontade do Senhor seja concretizada na vida dos filhos. Com tal atitude os filhos compreendem que seus pais são limitados, porém passam a entender que os seus pais são dependentes de Deus. O exemplo passa a ser fundamental para que as próximas gerações reconheçam a importância da vida.
Em segundo, os pais se transformam em modelos certos para que seus filhos sejam bem sucedidos.
Como ministros de Deus na vida dos filhos os pais são verdadeiros símbolos de alguém que soube confiar em Deus acima de todas as circunstâncias.
O único meio de restaurar a sociedade é salvando a família. O termo salvação tem como significado livramento de um perigo eminente. E da maneira que anda a sociedade percebe se que o perigo é eminente e jaz a porta. Portanto, é de responsabilidade dos pais restaurar a sociedade e isto só será possível com a salvação da família, sendo que isto se concretizará por meio do culto doméstico.
I – UMA RESTROSPECTIVA HISTÓRICA
1- A situação moral e política de Judá.
2- A situação espiritual de Judá.
3- O império babilônico arrasa o reino de Judá.
Comentário:
Até os sacerdotes no período histórico em estudo se afastaram de Deus. Sendo que a função sacerdotal era aproximar Deus do povo, o próprio estava longe da presença de Deus.
As três incursões do rei da Babilônia contra Judá:
a) a primeira etapa; no ano de 606 a.C, onde que os tesouros do templo foram levados (2 Cr 36.7) e também a elite de Judá: o rei Joaquim, os oficiais da corte e entre eles Daniel e seus três amigos (Dn 1.1-7).
b) segunda etapa; no ano de 597 a.C, Jerusalém foi pela segunda vez invadida pelos babilônicos e desta vez foram conduzidos 10.000 homens para Babilônia entre eles Ezequiel (2 Re 24.14).
c) terceira etapa; no ano 586 a.C, pela terceira vez Jerusalém é invadida e desta vez o templo e a cidade são destruídos ficando na cidade apenas os pobres (2 Re 25.12).
II – A FORÇA DO CARÁTER
1- A tentativa de aculturamento dos jovens hebreus (1.3,4).
2- O caráter colocado à prova (1.5-8).
Comentário:
O cristão não poderá perder a conformidade com Deus por nada desta vida. Ter conformidade com Deus é ser justo, reto e conhecer a Deus. O indivíduo que possui conformidade com Deus não se deixa levar por cultura contraria a Palavra. Daniel e seus amigos não usufruíram da comida do rei por que iria de contra partida ao princípio espiritual dos jovens.
Além de terem conformidade com Deus os jovens demonstraram maturidade. Resultados são provenientes de escolhas. Os jovens souberam escolher, isto é, não aceitaram a alimentação oferecida aos deuses da Babilônia e por isso, Deus retribuiu conforme a fidelidade.
III – A ATITUDE DE DANIEL E DE SEUS AMIGOS
1- Uma firme resolução: não contaminar (1.8).
2- Daniel, um modelo de excelência.
3- Daniel: modelo de integridade x sociedade corrupta.
Comentário:
O último tópico apresenta o profeta Daniel em três pose diferente: primeira, pose de jovem dedicado, escolheu não contaminar; segunda pose, mesmo sendo jovem tornou-se modelo de excelência; e como terceira pose, foi integro a Deus em meio a uma sociedade corrupta.
Com o aumento do pecado o cristão autêntico não poderá se deixar levar pelo ato de contaminação. Para isto o cristão deverá tomar cuidado com a concupiscência dos olhos, da carne e com a soberba da vida.
Muitos são os modelos para uma vida cristã autêntica. No contexto bíblico inúmeros nomes são lembrados como, por exemplo: Abraão, Moisés, Davi, João, Paulo e dentre outros. Daniel é um destes a ser lembrado, porém o que chama atenção que Daniel já se tornava modelo de excelência nos dias da sua vida.
Por fim, o indivíduo não poderá justificar erros pela corrupção dos outros. Daniel vivia em meio a um povo corrupto, porém, mesmo assim não se corrompeu, mas foi integro a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário