Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 21 de setembro de 2014

EBD: A Atualidade dos Últimos Conselhos de Tiago



A palavra chave para compreensão da presente lição é conselho. O termo conselho tem como significado ensino ou aviso que cabe fazer.
Dica: Como se trata da última lição torna-se necessário que o professor outorgue aos alunos um espaço devido para que os mesmos deem conselhos naquilo seja útil para os demais.
Porém, necessário que o professor também deixe seu conselho para seus alunos.
Segue abaixo quatro conselhos para que o servo de Deus seja sábio em seus atos.
Primeiro, administre o tempo.
Segundo, fale palavras certas nas horas certas.
Terceiro, trabalhe bastante.
E em quarto, não seja extremista, seja moderado e temperado.
I – O VALOR DA PACIÊNCIA E A PROIBIÇÃO DO JURAMENTO (Tg 5.7-12).
1- O valor da paciência e da perseverança.
2- O valor da tolerância de uns para com os outros.
3- Aflição, sofrimento e juramento.
Comentário:
Três palavras no presente tópico merecem definições claras, são elas: paciência, perseverança e tolerância.
A paciência é definida como virtude que proporciona ao indivíduo suportar as maldades, as injurias e até mesmo, as importunações.
Perseverança é definida como virtude que permite ao indivíduo a permanência naquilo que acredita ou que espera.
Já tolerância indica disposição de admitir o outro sem levantar contenda.
Tiago faz alusão da paciência presente na atividade diária do agricultor. O trabalhador do campo espera a estação certa para desenvolver as suas atividades. Assim também deve ser o cristão em não desenvolver atitudes na hora errada. Com paciência o cristão passa a definir escolhas corretas e ações corretas. Conforme o comentário da revista com paciência às dificuldades, privações, inquietações, e o sofrimento serão vencidos.
O membro do corpo que primeiramente corresponde com ação que retira do indivíduo a virtude da tolerância é a língua. Por isso, opiniões e comentários a respeito de pessoas principalmente quando estes comentários são sem fundação torna se necessário recorre aos conselhos de Tiago.
Por fim, Tiago exemplifica o passar aflição, sofrimento e juramento com o patriarca Jó, grande exemplo de homem paciente.
A provação do patriarca se resume na palavra perca e elas foram:
A primeira perca foi a dos bens matérias: em questão de segundos o patriarca perdeu toda riqueza.
Quinhentas juntas de bois e as quinhentas jumentas foram tomadas pelos sabeus (notáveis por suas riquezas e por suas mercadorias).
Sete mil ovelhas foram queimadas por fogo que desceu do céu.
Três mil camelos foram tomados pelos caldeus.
Segunda perca foi à morte de seus filhos: antes que o terceiro mensageiro terminasse a mensagem, o quarto já aproximava e transmitia a mais dolorosa de todas as más notícias daquele dia: “a morte dos filhos”.
A terceira foi a perca da saúde: Jó foi ferido com uma chaga maligna da cabeça aos pés.
A quarta perca foi a do incentivo da esposa: as palavras da esposa de Jó foram: amaldiçoa a Deus e morre (Jó 2.9).
Com tantas percas o patriarca foi paciente e recebeu de Deus a vitória, portanto Tiago foi bem sucedido em dá como exemplo de paciência o patriarca Jó, pois em meio à aflição soube esperar em Deus.
II – A UNÇÃO DE ENFERMOS E COMO DEUS OUVIU A ELIAS (Tg 5.13-18).
1- Oração e cânticos.
2- A oração da fé.
3- Oração e confissão.
Comentário:
Oração é adoração, porém, existem momentos em que a luta proporciona enfraquecimento do cristão para o louvor, mas ao mesmo tempo fortalece para a dedicação à oração. Logo, Tiago enfatiza que se alguém está triste ore, mas se estar alegre cante.
Oração indica diálogo, isto é, conversa entre o cristão e Deus.
A oração proporciona: encorajamento, confiança e renovo.
Encorajamento. Há pessoas limitadas em ações por não ter uma vida de plena consagração a Deus em oração. A oração em si proporciona encorajamento, pois o ser humano percebe que há hostes espirituais nos lugares celestiais que fazem de tudo o que é possível para desencorajar os servos do Senhor (Dn 10.12-14).
Portanto, o cristão é encorajado a tomar decisões após a oração (At 10.23). É notório que os resultados são provenientes de escolhas e não há melhor maneira para tomar decisões do que após consultar a vontade do Senhor. As decisões poderão ser bênção ou maldição para as futuras gerações.
Confiança. Ao ter uma vida de constante oração o cristão revela que possui intimidade com Deus e também confia na ação miraculosa do Senhor. Nota-se a confiança a Deus presente nas palavras de Davi: pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu lugar santo. Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca (Sl 68.5,6), Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam (Sl 23.4). Portanto, quem ora confia em Deus.
Renovo. A oração proporciona renovo físico e espiritual. O rei Ezequias estava enfermo com uma doença mortal e a palavra do Senhor através do profeta Isaías para o monarca foi: põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás (Is 38.1). Porém após a oração feita por Ezequias a palavra do Senhor veio como renovo físico: ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos (Is 38.5).
São inúmeras pessoas que ao curvarem os joelhos estão desanimados e desacreditados. Não possuem forças para orar, entretanto nesta hora ocorre um dos fatos marcantes do ministério do Espírito Santo que é a intercessão pelo cristão (Rm 8.26).
III – A IMPORTANCIA DA CONVERSÃO DE UM IRMÃO (Tg 5.13-18).
1- O cuidado de uns para com os outros.
2- A proximidade do ensino de Tiago com o de Jesus.
Comentário:
O último tópico poderá ser resumido na seguinte frase: quem ama vai atrás daquele que se afastou do Senhor.
Professor muito obrigado por acompanhar os comentários desenvolvidos neste blog e finalizo esta série de estudos citando a verdade prática: Se vivermos os princípios da Epístola de Tiago teremos uma vida cristã que agrade ao nosso Deus.
Que Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário