Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 9 de agosto de 2014

EBD: A Fé se manifesta em obras


A palavra chave da presente lição é manifestação. A palavra manifestação tem como significado, ato de dar a conhecer, revelação ou expressão. Porém, a presente lição trabalha com duas outras palavras que são fundamentais para a compreensão de um dos principais temas da Escritura Sagrada.
Estas palavras são: fé e obras. E a doutrina bíblica enfatizada pelas palavras é a doutrina da salvação.
As obras tem poder para definir a salvação de alguém? Não, o que as obras demonstram é que tal pessoa possui um desejo adente em ajudar o próximo. E no caso descrito por Tiago o cristão que assim faz demonstra a salvação, pois a fé sem as obras é morta, logo a fé com as obras é viva.
Sobre a lição assim escreve Coelho: “... veremos a importância de manifestar nossa fé por meio de nossas obras. Veremos quais exemplos Tiago mostra de fé e obras sendo utilizadas para que o povo de Deus tenha modelos práticos a seguir, e a partir dessa nova visão de vida, ser um canal de bênçãos”.
I – DIANTE DO NECESSITADO, A NOSSA FÉ SEM OBRAS É MORTA (Tg 2.14-17).
1- Fé e obras.
2- O cristão e a caridade.
3- A “morte” da fé.
Comentário:
O primeiro tópico desperta a curiosidade para duas verdades: primeira verdade, as obras não são eficazes ao ponto que venha salvar alguém e a segunda verdade, se resume em que todo cristão possui como dever praticar boas obras como efeito da salvação em Cristo.
A única obra que tem poder para salvar o ímpio e justificá-lo dos pecados, corresponde com a obra de Jesus. A obra do Messias se resume nas seguintes palavras: vida, morte e ressurreição.
A vida de Jesus é caracterizada pelos seguintes acontecimentos: nascimento, crescimento, batismo, ministério público e ministério particular. Já a morte e a ressurreição são os acontecimentos finais de Jesus aqui na terra.
Portanto, a única obra que tem poder para salvar é a obra de Jesus. Porém, o crente tem como missão desenvolver obras que proporcione benefício ao próximo.
II – EXEMPLOS VETEROTESTAMENTÁRIOS DE FÉ COM OBRAS (Tg 2.18-25).
1- Não basta crer.
2- Abraão.
3- Raabe.
Comentário:
Não basta crer é necessário agir. A fé é despertada no cristão mediante as obras desenvolvidas por Deus. Quando um doente é curado de forma soberana é notável o despertamento da fé em muitos. Logo, a fé de Abraão e Raabe foi manifestada mediante as ações de Deus em proteger os seus. Porém, a fé em Deus por parte do indivíduo tem que ser manifestada pelas obras e assim aconteceu com Abraão que provou a sua fé em Deus ao obedecê-lo.
Mais uma palavra: Característica do chamado de Abraão
O chamado de Abraão teve características que o diferencia de outros personagens bíblicos.
Em primeiro o chamado de Abraão foi pela fé (Hb 11.8) isto indica que o patriarca não andava por vista (2Cor 5.7), mas por ser justo viveu pela fé, pois o justo viverá pela fé (Rm 1.17) e o mesmo sabia que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
Segundo, o chamado de Abraão exigiu a mudança de localidade. A mudança foi de Ur dos caldeus para ir a Canaã (Gn 11.31). A primeira mudança que Deus requer do ser humano ao chamá-lo é que o mesmo mude de atitudes. Atitude é a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis. Portanto, há atitudes que menosprezam o próprio ser das pessoas, tais como atitudes egoístas, que não visualizam a vontade de Deus para si.
E em terceiro o chamado de Abraão teve um preço a ser pago. A renúncia da terra, da parentela e da casa são demonstrações do preço elevado pago por Abraão (Gn 12.1). Abraão renunciou a terra natal, o conforto do lar, os amigos, o tradicional estilo de vida, o direito de habitar entre os teus, o direito de ter uma velhice tranquila e o direito de dirigir a sua própria vida.
Será que você esta pronto para pagar tal preço?
Renunciar é abrir mão de bens pessoais para servir a outros conforme a vontade de Deus.
III – A METÁFORA DO CORPO SEM O ESPÍRITO PARA EXEMPLIFICAR A FÉ SEM OBRAS (Tg 2.26).
1- Uma analogia do corpo sem espírito.
2- Da mesma maneira: fé sem obras é morta.
Comentário:
Morte significa a separação. A morte física é a separação do corpo para com o espírito. A morte espiritual é quando o indivíduo separa de Deus. A morte eterna tem como significado a separação eterna do indivíduo para com Deus. Por fim, Tiago trata da fé que sem as obras é morta, logo a fé só é viva se esta se manifestar por meio das obras.
Referência:
COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Fé e Obras, ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário