Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 29 de julho de 2014

EBD: O Cuidado ao Falar e a Religião Pura


A leitura Bíblica em classe poderá ser dividida em três partes com três profundos ensinos da parte de Deus, e são eles: “Princípios para uma boa comunicação, o cristão e a Palavra de Deus e as ações da verdadeira religião”.
Para uma boa comunicação é necessário prontidão para ouvir, cautela no falar e cautela no agir.
O cristão é moldado pela Palavra. “A leitura da Bíblia proporciona sabedoria, o acreditar na Bíblia possibilita salvação e o praticar o que está na Bíblia proporciona santificação”.
E as ações da verdadeira religião se resumem no cuidar das viúvas e no praticar a Palavra de Deus.
I – PRONTO PARA OUVIR E TARDIO PARA FALAR (Tg 1.19,20).
1- Pronto para ouvir.
2- Tardio para falar.
3- Controlar a sua ira.
Comentário:
O cristão tem que ser pronto para ouvir e tardio para falar. O que Tiago expõe corresponde com o dever do cristão, isto é, com atitudes que proporcione uma boa comunicação.
O termo prontidão deriva do grego que tem como significado rapidez. Logo é de responsabilidade do crente ouvir para depois falar. Porém, quando o assunto corresponde com o falar o cristão deverá ser sábio para não atropelar a realidade pelo impulso das palavras.
“O meu coração ferve com palavras boas; falo do que tenho no tocante ao rei; a minha língua é a pena de um destro escritor” (Sl 45.1).
As palavras boas deverão adentrar no interior do servo de Deus e ao adentrar que proporcione palavras dirigidas com sabedoria. Por fim, as palavras dirigidas do crente deverão: edificar os que ouvem, ensinar os que ouvem e influenciar os que ouvem.
Maxwell cita a seguinte frase de Rick Warren, “Você pode impressionar as pessoas à distância, mas tem de chegar perto para influenciá-las. (MAXWELL, p.112).
A palavra expressada da maneira certa e no momento certo eleva o grau de admiração das pessoas. Por isso, que o cristão não poderá se irar por palavras inseridas fora da regra da boa comunicação: pronto para ouvir e tarde para falar.
II – PRATICANTE E NÃO APENAS OUVINTES DA PALAVRA (Tg 1.21-25).
1- Enxertai-vos da Palavra.
2- Praticai a Palavra.
3- Persevere ouvindo e agindo.
Comentário:
Conhecimento da Bíblia proporciona vida abençoada
Espiritualmente. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Vida espiritual abençoada é proporcionada pelo conhecimento da Palavra de Deus.
Fisicamente. “Se vos estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). O conhecimento da Escritura proporciona uma vida abençoada fisicamente.
Financeiramente. “Crede no Senhor, vosso Deus, e estarei seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2 Cr 20.20b). A Palavra de Deus quando conhecida pelo cristão proporciona a este bênção financeira.
Emocionalmente. “Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu todavia, me não esquecerei de ti” (Is 49.15). O conhecimento do Senhor proporciona alívio e segurança ao cristão.
Ministerialmente. “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17). O conhecimento do chamado proporciona despertamento para com a leitura da Bíblia.
A Bíblia é a palavra de Deus revelada aos homens e nela Deus é revelado como Pai e Senhor.  E é a Bíblia a única regra de fé e prática do cristão, por isso, é dever do cristão conhecer as Escrituras Sagradas. Por fim, a Bíblia proporciona uma vida abençoada em todas as áreas.
III – A RELIGIÃO PURA E VERDADEIRA (Tg 1.26,27).
1- A falsa religiosidade.
2- A verdadeira religião.
3- Guardando da corrupção.
Comentário:
A falsa religião é composta por pessoas que querem um reino próprio e visam o bem próprio. Já a verdadeira religião visa o Reino de Deus, o bem do próximo e o o guarda da corrupção.
Duas missões da igreja de Cristo são nítidas no presente texto: a assistência social aos desprovidos e a missão evangelizadora, pois apenas por meio da pregação da Palavra de Deus o homem não se corromperá com os manjares deste mundo.
Referência:
COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Fé e Obras, ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.
MAXWELL, John C. Cinco Níveis da Liderança. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário