Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 5 de abril de 2014

EBD - Subsídio da Lição: O Propósito dos Dons Espirituais.


Conforme o texto áureo os cristãos deveram ter anseio pelos dons espirituais tendo como objetivo a edificação da igreja. Já conforme a verdade prática os dons são recursos de Deus concedido à igreja para fortalecê-la e edifica-la. Portanto, a igreja é composta por sistema (recurso) humano, detentora de recursos espaciais (área física), mantida por recursos financeiros e edificada, unida e fortalecida pelos recursos espirituais.
Em suma, o sistema humano é a composição da igreja. Recursos espaciais são as propriedades em que as igrejas locais estão estabelecidas. Recursos financeiros são os elementos essenciais para a manutenção da igreja provenientes dos dízimos e das ofertas. E os dons espirituais são os recursos espirituais que outorgam maior harmonia e interação entre Deus e os cristãos e entre os cristãos para com o próximo.
I – OS DONS NÃO SÃO PARA ELITIZAR O CRENTE.
1- A igreja coríntia.
2- Uma igreja de muitos dons, mas carnal.
3- Dom não é sinal de superioridade espiritual.
Comentário:
Paulo ao escrever para a igreja em coríntio tinha como objetivo resolver problemas internos. As treze epístolas escritas pelo apóstolo Paulo foram escritas sobre o aspecto do quando, ou seja, existia um motivo básico para que as epístolas fossem escritas.
Quando o fim é a principal preocupação. Aqui corresponde diretamente com 1 e 2 Tessalonicenses.
Quando a igreja é a principal preocupação. Aqui corresponde a 1 e 2 Coríntios.
Quando o evangelho é a principal preocupação. Aqui corresponde às seguintes cartas: Gálatas e Romanos.
Quando a prisão é uma realidade. As cartas são Filipenses, Colossenses, Filemon e Efésios.
Quando a morte se aproxima. Corresponde com as cartas 1 e 2 Timóteo e Tito.
Portanto, a primeira carta para igreja em Coríntios tinha o objetivo de resolver problemas internos como: desunião, dissensões, atitudes egoístas, impureza sexual, sensualidade, crise no relacionamento, alimentos impuros, prática incorreta da ceia, mau uso dos dons, ausência do amor e a desordem.
A igreja em coríntios possui todos os tipos de dons espirituais (1 Co 1.7), porém, faltava a espiritualidade. Dons espirituais não define espiritualidade do crente o que caracteriza a espiritualidade são os frutos do Espírito (Gl 5.22-23).
Por serem mérito e graça divina aos crentes, os dons não outorga a origem de uma elite no seio da igreja, mas capacita e encoraja os revestidos a proferirem com autoridade e entusiasmo a Palavra da Salvação (At 1.8).
II – EDIFICANDO A SI MESMO E AOS OUTROS.
1- Edificando a si mesmo.
2- Edificando os outros.
3- Edificando até o não crente.
Comentário:
O falar em língua edifica o crente em si mesmo. A profecia edifica os crentes no geral. E a atitude desenvolvida pelo cristão por meio dos dons espirituais edifica os descrentes. Portanto, o propósito dos dons espirituais quanto ao edificar é tríplice, pois beneficia o crente, a igreja e a sociedade.
O crente é edificado pela Palavra pregada, pela oração e pela presença do mesmo na igreja. E os dons proporciona maior interação espiritual entre os membros da igreja.
É fundamental que o crente busque o batismo no Espírito Santo e os que são batizados busque com alegria os dons espirituais.
III – EDIFICAR TODO O CORPO DE CRISTO.
1- Os dons na igreja.
2- Os sábios arquitetos do Corpo de Cristo.
3- Despenseiros dos dons.
Comentário:
Os dons na igreja, para produzirem frutos eficientes e eficazes, deveram ter o acompanhamento do amor.  O amor divino (ágape) é imutável, sacrificial e espontâneo. Por amou Jesus foi entregue para salvar a humanidade (Jo 3.16). Quando este amor é operante na vida do indivíduo o mesmo passa a amar até mesmo os inimigos (Mt 5.44). Este amor não corresponde com sentimentos e nem com ações que esperam recompensas, porém trata-se de um dom divino. E é este tipo de amor que Paulo cita (1 Co 13), sendo o caminho mais excelente (1 Co 12.31).
Cristo está edificando sua igreja. A edificação da igreja é realizada pela Palavra e para a transmissão da mesma, os oficiais do Senhor são vasos responsáveis pela sã doutrina.
Sobre os oficias de Deus deve ser ressaltado as responsabilidades. Pois, está escrito na Bíblia algumas figuras que representam os oficiais.  Em Isaías 43.10, diz; Vós sois as minhas testemunhas... Toda testemunha tem como responsabilidade testificar de algo ou de alguém. Logo o obreiro tem como missão testificar do Reino de Cristo. Em Mateus 5.13, diz; Vós sois o sal da terra... O sal só é fazendo. O obreiro só é obreiro se fazer a preservação. Em Mateus 5.14, diz; Vós sois a luz do mundo... Aqui estar mais uma missão do obreiro iluminar. Em João 15.5 diz; Eu sou a videira, vós, as varas... Segundo o texto lido se as varas estiverem ligas ou unidas na videira, produzirão frutos. O obreiro tem como missão produzir frutos. Em 2 Coríntios 3.2, diz; vós sóis a nossa carta ...A carta instrui, logo o obreiro tem como missão instruir aqueles que estão ligados diretamente ou indiretamente a sua pessoa. Em 2 Coríntios 5.20, diz; de sorte que somos Embaixadores... O obreiro é representante direto de Cristo Jesus. Em 1 Pedro 4.10, diz; cada um administre aos outros...O mordomo tem como função básica distribuir. O obreiro como mordomo de Cristo tem a missão de distribuir aos outros o dom como recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Mais uma palavra:
O batismo no Espírito Santo é um revestimento e derramamento de poder do Alto, com a evidência física inicial de línguas estranhas, conforme o querer do Espírito Santo.
Porém, o batismo no Espírito Santo não é salvação. Para alcançar a salvação o meio de apropriação é a fé em Cristo. Também o batismo no Espírito Santo não é santificação. A santificação ocorre de maneira progressiva.
Dentre os efeitos do Batismo no Espírito Santo destacamos a edificação espiritual do próprio crente, pois mediante o falar em línguas o cristão é edificado (1 Co 14.4). Outro efeito é a obtenção de maior dinamismo espiritual, ocasionando maior disposição e maior coragem na prática da vida cristã. O batismo é também um meio para Deus outorgar os dons espirituais que são: dons que manifestam o saber de Deus, a palavra da sabedoria, a palavra da ciência e dom de discernimento; dons que manifestam o poder de Deus, fé, dons de cura e operação de maravilhas e, dons que manifestam a mensagem de Deus; profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas (1 Co 12.7-10).

2 comentários:

  1. A paz amado, achei seu blog muito bom, mas gostaria de ajuda-lo a melhorar ainda mais, Sou Também Irmão em Cristo e e estou ajudando a muitos pregadores, cantores e amigos que estão iniciando seu ministério e negócios a expandi-los através de paginas bem elaboradas na internet, como estes que estarei disponibilizando para vc dar uma olhada, este é o meu blog, http://umhomemescolhidopordeus.blogspot.com.br/ estes são de amigos, http://cantorafrancilenebastos.blogspot.com.br/ http://riopint.blogspot.com.br/ http://cantoraraquelarruda.blogspot.com.br/ , bem quero deixar claro para você amigo que minha intenção é ajudar na divulgação da palavra de Deus, Não vou te cobrar nada além de uma pequena ajuda para o crescimento do meu ministério. caso esteja interessado estes são meus contatos além do blog, face, https://www.facebook.com/amauri.arruda.3 e email: amaurievan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Evangelista Amauri. Por encontro não estaremos realizando mudanças em nosso blog, mas somos gratos pela boa vontade e pelo desejo de cooperação. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir