Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 13 de abril de 2014

EBD - Subsídio da Lição: Dons de Revelação.


A verdade prática afirma que os dons de revelação são indispensáveis à igreja da atualidade. Os dons de revelação são divididos em três: palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento de espíritos. Os dons de revelação manifestam o saber de Deus. Estes dons são outorgados para que haja aconselhamento e orientação à igreja do Senhor.
Logo, os dons de revelação demonstram o agir provedor de Deus para com a sua igreja. Os decretos de Deus se resumem em um número de quatro; criação, providência, remissão e consumação.
A providência de Deus no uso dos dons se concretiza por Deus conduzir sua igreja segundo o seu querer.
I – PALAVRA DA SABEDORIA.
1- Conceito.
2- A Bíblia e a palavra de sabedoria.
3- Uma liderança sábia.
Comentário:
O dom da palavra da sabedoria corresponde “a uma capacitação divina sobrenatural para tomada de decisões sábias e em circunstâncias extremas e difíceis”.
No contexto bíblico três personagens do Velho Testamento são considerados os mais sábios homens que já existiram na terra. E estes homens foram José, Salomão e Daniel.
José foi o escape para o Egito, pois era homem sábio em quem o Espírito Santo habitava (Gn 41.38,39).
Salomão teve a oportunidade de escolher o que bem quisesse, porém pediu a Deus sabedoria para governar o povo de Israel.
Já Daniel foi um dos administradores do império persa, e isto, tornou se possível pelo dom da Sabedoria.
Deus em sua infinita bondade outorga dons espirituais aos homens para que outros tantos sejam abençoados. Não é ao contrário com o dom da Palavra da Sabedoria. Deus outorga para que pelo dom de um até mesmo uma nação seja abençoada. O exemplo bem claro está em José.
Bons conselhos vêm de pessoas que possui conformidade com Deus. A boa liderança é refletora dos conselhos divinos. E os bons conselhos vêm de Deus e são transmitidos por pessoas especiais.
II – PALAVRA DA CIÊNCIA.
1- O que é?
2- Sua função.
3- Exemplos bíblicos da palavra da ciência.
Comentário:
O dom da Palavra da Ciência corresponde com o resultado da iluminação do Espírito Santo proporcionando ao cristão o conhecimento a respeito das profundezas da Escritura Sagrada e também o conhecimento de fatos e circunstâncias atuais que estão ocultos.
A finalidade deste dom é outorgar escape à igreja do Senhor, e não tornar do detentor do dom, um status pessoal para culto.
Jesus em seu ministério público demonstrou que possuía o dom da Ciência quando conversava com a mulher samaritana, e isto quando disse a ela “tivesse cinco maridos”.
Outros exemplos são:
Eliseu ao notificar ao rei de Israel os planos do governador sírio (2 Rs 6.8-12).
Samuel ao informar ao jovem Saul a respeito da localização das jumentas (1 Sm 9.15-20).
Outro exemplo e no Novo Testamento é de Pedro que pela ciência de Deus desmentiu a ação de Ananias e Safira (At 5.3-10).
III – DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS.
1- O dom de discernir os espíritos.
2- As fontes das manifestações.
3- Discernimento as manifestações espirituais.
Comentário:
As manifestações espirituais possuem com origem três meios específicos: humana ou carnal, diabólica e divina.
A manifestação humana ocorre por meninice. Há pessoas que por buscarem admiração da parte da igreja se apresentam como detentores de dons espirituais. Estes querem a atenção para si, e não querem servir a Deus e nem tão pouco querem servir ao próximo.
Já a manifestação diabólica ocorre com o objetivo de enganar o cristão. Satanás como ladrão tem missão tríplice: roubar, matar e destruir.
Já a manifestação de Deus não produz confusão, pois esta liberta, edifica, uni os membros entre si, e fortalece a noiva de Cristo.
Por fim, o dom da Palavra da Sabedoria é a capacitação do crente para a tomada de decisões. Já o dom da Palavra da Ciência é a revelação de fatos já ocorridos ou de fatos ocultos. E o dom de discernimento de espíritos permite que a igreja de Deus não seja enganada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário