Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 13 de abril de 2013

Levantai-vos, mulheres que estais em repouso

Levantai-vos, mulheres que estais em repouso (Is 32.9).
Introdução
 A obra do Senhor é realizada por pessoas que tem compromisso com Deus. E no cenário atual a mulher tem conquistado o seu espaço e também tem obtido respeito, porém ainda há muitos que discordam do espaço que as mulheres conquistaram e por isso não respeitam as ações desenvolvidas pelas mulheres.  Entretanto, é necessário que a mulher cristã neste mundo atual esteja pronta para ouvir a voz de Deus, e isto requer que a mesma não esteja de repouso.
I – Levantai-vos, mulheres que estais em repouso.
1- A importância do ministério feminino. A mulher é de fundamental importância para sociedade. Sem a presença da mulher teríamos uma sociedade desorganizada, fria e triste. Quando Deus criou a mulher, Deus tinha como propósito, ser a mulher auxiliar do seu esposo, isto indica que a mulher complementa e realiza o que seria falta na vida do homem. Antes de ser essencial para a sociedade a mulher é fundamental para a família, pois a presença da mulher no lar faz com que a casa seja cada vez mais considerada um lugar de repouso e de sustento.
Porém, o ministério feminino é muito mais abrangente do que a restrição ao lar. No contexto bíblico muitos são os exemplos de mulheres que tornaram referência para a nação judaica, assim como são até hoje referência para a Igreja.
No período dos juízes entre os celebres nomes de guerreiros valentes e virtuosos aparece o nome de uma destemida mulher que acreditava na ação divina em restaurar a paz a Israel. Débora foi decisiva na vitória dos israelitas sobre os cananeus que tinham como rei Jabim e como general Sísera (Jz 4.1-17).
O apóstolo Paulo saúda a Priscila e a Áquila (Rm 16.3), pois a casa deste casal era uma congregação e esta igreja doméstica tinha Priscila como líder do rebanho, logo esta é a explicação do porque Paulo cumprimentar primeiramente a mulher e não o seu esposo. Portanto, no Reino de Deus o ministério feminino é aprovado.
2- O nosso repouso não é aqui. Para muitos a inexistência de tribulações são fundamentais para uma vida de repouso. E de fato, segundo o texto de Isaias, a presença de alimentos em fartura (v.10) proporcionou repouso às mulheres. Repouso não obrigatório e sim repouso repleto de alegria. A colheita da uva corresponde à presença de alegria. Para todo individuo este é o repouso ideal. Porém, como cristãos não é aqui o nosso descanso (Mq 2.10), pois este mundo é regido por forças espirituais e a cada dia estamos a pelejar contra as potestades e os principados nos lugares celestiais (Ef 6.12).
II – E ouvi a minha voz.
1- Deus fala por meio.
a) Da natureza. Quando Jesus entregou o espírito ao Pai a terra ao meio dia ficou em trevas e a terra tremeu. Tais fenômenos no momento da morte de Cristo são indicadores da expressão divina em aceitar o sacrifício vicário, ou seja, a morte de um no lugar de outro.
b) Da Palavra. No Antigo Testamento os profetas tinham como costume chamar a atenção da nação israelita com a expressão “Ouvi a Palavra do Senhor”. Logo, percebe-se que, Deus fala pela sua Palavra. Pois, a Palavra de Deus tem poder para transformar, restaurar e libertar (Rm 1.16; Jo 8.32).
c) Do ser humano. Dentre os dons naturais Deus tem capacitado e outorgado dons espirituais a homens vocacionados por Ele e para que o nome de Deus seja louvado. Entre os dons espirituais há o dom de profecia, dom que indica, Deus fala por meio de homens para edificar, exortar e consolar a outros tantos (1 Co 14.3).
2- Inclinai os ouvidos às minhas palavras. Deus nunca deixou de falar com a sua igreja. Porém, muitos deixam de ouvir a Palavra de Deus, por isso, a mensagem presente no versículo é clara, “inclinai os ouvidos às minhas palavras”, cabe ao ser humano buscar ouvir a voz de Deus. Seja pela palavra escrita ou verbal, Deus está pronto a falar com aqueles que querem ouvir a sua voz.
Conclusão
Estar de repouso em um mundo mal não aconselhável a um cristão. É fundamental que a mulher cristã exerça com alegria o seu chamado e contribua para com o repouso e sustento da nossa sociedade. Pois, se em seu lar a mulher for pilar, logo a mesma também será referência para uma sociedade em crise. Que Deus abençoe e use com poder as mulheres que estão em ativa e as que estão em repouso que sejam levantadas com poder.


 

2 comentários:

  1. Paz do Senhor. ótima explicação sobre o fascículo exposto. Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir