Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Resultados são provenientes de Escolhas

Texto: Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores , irei eu e, onde que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Rt 1.16.
Para tudo na vida é necessário fazer escolhas. Em um único dia muitas são as escolhas que fazemos. E há momentos que tomamos decisões não pensadas. Nisto caracteriza os maus resultados. Ou seja, boas escolhas bons resultados e, maus resultados são provenientes de escolhas não pensadas. As escolhas são entendidas nos três tempos, no dia de hoje estamos vivendo os resultados das escolhas tomadas no nosso passado e amanhã viveremos os resultados que serão tomados no dia de hoje.
O livro de Rute está inserido no período dos Juízes. O quinto período da época de Israel que tem como duração uma média de 450 anos, sendo que este período é caracterizado por quatro verdades: O povo serve a outros deuses, Deus entrega o povo a outros povos, O povo volta para Deus e Deus suscita um Juiz. O juiz era um homem ou uma mulher escolhido por Deus, qualificado por meio da vocação mediante o poder da presença de Deus em seu ministério (Jz 2.18, 6.16), possuía autoridade em sua missão (Jz 6.14), e além de tudo era sobrenaturalmente revestido de poder do Espírito Santo de Deus (Jz 3.10).
I – Verdades sobre as escolhas tomadas
1-   As escolhas determinarão o futuro
As escolhas de hoje determinarão o nosso futuro e para que as nossas escolhas não produzam efeitos negativos é necessário que venhamos a refletir em qual decisão tomar. Antes de cada decisão reflita nos seguintes conselhos.
a)  Antes de uma decisão é necessário buscar a vontade de Deus. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). Deus tem e quer o melhor para nós, mas para que isto ocorra é necessário saber fazer a escolhas certas.
b)  Buscar conhecer a realidade vivenciada por outras pessoas. A sociedade atual erra por não aprender com os erros dos outros. Se cada ser humano na observação dos erros cometidos por outros os evitas a sociedade não seria tão entregue aos males da pós-modernidade.
c)  Ouvir pessoas certas. É um grande erro não saber escutar as pessoas certas. Roboão deixou de escutar os anciãos para escutar os jovens que cresceram com ele. Já a viúva de 2º Reis capítulo 4, escutou a pessoa certa o profeta de Deus.
2-     A maioria das escolhas são tomadas em meio às crises.
Crise tem como significado as aflições vivenciadas no dia a dia. É também sinônima de agonia, angústia, dor, carência, insuficiência, instabilidade e dentre tantas desequilíbrio.
E no dia a dia as decisões são feitas principalmente em período de angústia.
A= Elimeleque e a falta de pão na cidade do pão. Belém, quer dizer casa de pão. E na casa de pão faltou o pão. Por isso Elimeleque saiu de Belém a procura de dias melhores para a sua casa. Em meio a crise nunca deveremos escolher sair da casa de pão. Pois, na casa do Senhor é ensinada a palavra viva e eficaz. A palavra que muda. A palavra que transforma. A palavra que liberta.
B= Orfa quando não teria um libertador. Segundo dados históricos Rute e Orfá deram 40 passos ao lado de Noemi. Com 40 passos dados Noemi falou com as suas noras que ficassem e retornassem para os seus povos de origem. Órfã voltou e segundo escritos antigos a mesma tornou-se uma presa fácil entregue as orgias do mundo. 
3-     Boas escolhas bons resultados.
Rute escolheu acompanhar a sua sogra Noemi. Enquanto Orfá preferiu retornar as origens. Boas escolhas bons resultados, na história estudada isto ocorreu com Rute. Já más escolhas dão origem a maus resultados e isto aconteceu com Orfá.
4-     Escolhas não pensadas maus resultados.
Os obreiros em especial deverão ter cautela nas escolhas, pois se em algum momento alguma escolha for tomada sem ser pensada a vida ministerial poderá entrar em colapso. Três são os principais inimigos do obreiro que não deixa que o mesmo pense em suas escolhas: mulher (caso de uma irmã consagra ao ministério neste caso é o homem), dinheiro e o orgulho.
II - Resultados conquistados por Rute
1-  As escolhas de Rute.
A= Escolheu estar ao lado da pessoa certa. A primeira escolha de Rute foi está do lado da pessoa certa. Naquele exato momento era Noemi que necessitava de uma pessoa amiga. E por ter compaixão de uma pessoa amada Rute tomou a decisão que mudou a vida dela. Seja nas questões emocionais devemos escolher a pessoa certa. Sendo assim também nas escolhas ministeriais sempre escolher a pessoa certa como conselheiro ou como amigo.
B= Escolheu fazer parte do povo certo. A segunda decisão de Rute foi a de fazer parte do povo certo. Biblicamente o povo de Israel são os filhos da eleição de Deus. Por três motivos básicos Deus escolheu Israel como nação, são eles: para mostrar a sua glória ao mundo, Deus escolheu a Israel para outorgar ao mundo as Escrituras Sagradas e Deus escolheu Israel para entregar o Salvador ao mundo. E por escolher o povo certo Rute entra na genealogia do Salvador da humanidade (Mt 1.5).
C= Escolheu o Deus certo. Único e verdadeiro Deus que é rejeitado por muitos, porém na escolha Rute tomou a decisão correta “o teu Deus é o meu Deus”.
2-   Os resultados.
As escolhas de Rute proporcionaram a ela conquistas tanto para ela como para os seus descendentes.
A= encontrou um libertador – para ela.
B= entrou na genealogia de Jesus – para ela.
C= Davi resultado da escolha de Rute – seu descendente direto. Davi X Golias é um exemplo claro das escolhas tomadas por Rute e por Orfá.
III- Escolhas que devemos tomar
1-  Sermos guiados pelo Espírito Santo. O Espírito Santo nos guia pela nossa consciência e pela Bíblia Sagrada.
2-  Amar a todos. O amor é a única virtude que permanecerá para sempre, portanto amemos uns aos outros.
3-  Sermos obedientes ao chamado de Deus na nossa vida. Cada pessoa possui um chamado. Portanto, cabe a cada um exercer o seu chamado conforme aquilo que foram vocacionados.

 Mensagem pregada na XXVIII CONVENCRUZ - 27/07/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário