Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 14 de agosto de 2011

Pai Presente de Deus


O termo pai deriva do latim, patre, que significa genitor e relaciona a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos. A paternidade dá se de forma biológica e adotiva. Sendo que a forma biológica é uma manifestação direta do milagre divino na vida do homem.

I – Tipos de pais


1- Pai amigo – Jó é um bom exemplo de pai amigo. Todas as vezes que terminava o circulo de banquetes de seus filhos o patriarca oferecia a Deus sacrifícios de purificação. O pai amigo é o pai sacerdote que preocupa com o filho e sabe que só Deus é que livra e abençoa.


2- Pai herói – José é um bom exemplo de pai herói. Imaginemos um filho ao receber o seu pai logo após uma dura jornada de trabalho e saber que as coisas estão tranqüilas no lar pela dedicação do pai. Os filhos de José quando o via sabiam que o seu pai foi o responsável pela bonança sobre todo o Egito. O pai herói é responsável por toda sorte de benção para com a família.


3- Pai conselheiro – Davi é um bom exemplo de pai conselheiro. O pai conselheiro é aquele que preocupa com o futuro do filho e lhe mostra as verdades do presente. Os conselhos dos pais para os filhos giram em torno das amizades.


4- Pai displicente – Jefté é um bom exemplo de pai displicente. Jefté foi desleixado ao fazer um voto a Deus. O voto de oferecer a sacrifício a quem saísse ao seu encontro após a vitória sobre os filhos de Amom. Logo, a displicência foi em não pensar antes de votar. Hoje em dia são muitos os pais displicentes a vida do filho.


5- Pai excelente - Deus é um bom exemplo de pai excelente. Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça, mas que tenha a vida eterna. O pai excelente ama e doa o melhor para seu filho.

II – Panorama do texto de Lucas 15. 11-32

1- Representante de uma aliança

A palavra pai aparece doze vezes nos vinte e dois versículos da parábola do filho pródigo. O número doze representa um círculo completo, ou seja, o todo. Foram doze os representantes de Israel escolhidos e eleitos por Deus e também doze os discípulos escolhidos por Jesus. Logo, utilizando o significado doze na parábola entendemos que a pessoa do pai é o que concretiza o circulo completo. O sexo de uma criança é definido pelos alelos sexuais provindos do pai. Em suma, o pai é representante da aliança chamada família.

2- Sentimentos e ações

Os filhos possuem sentimentos por seus pais. Há filhos que tem sentimentos positivos para com seu pai e da mesma maneira filhos que tenha sentimentos negativos. Nos versículos da parábola do filho pródigo alguns sentimentos são notórios, são eles;

A= cobrança (v.12), o filho prodigo pediu ao pai o que era seu por herança, não aquilo que era seu por trabalho. Há filhos que só sabem cobrar de seu pai, esquecendo que o futuro depende também de suas ações. Não cobre do seu pai aquilo que você não produziu.

B= reconhecimento (v.17), o filho prodigo reconheceu que tinha pecado. O reconhecimento do pecado possibilita arrependimento por atos não pensados.

C= segurança (v18), o filho prodigo entendeu que na casa de seu pai encontraria segurança. A pessoa do pai representa segurança e guarida para seus filhos.

D= reconciliação (v. 18), reconhecer e não pedir perdão é plantar e não colher, pois o reconhecimento produz ação e quando agimos haverá reconciliação.

3- Atitude do pai

O pai recebeu o filho da melhor maneira possível, fazendo uma festa, dando lhe roupa, sandália e anel. Segundo o costume da época quando o filho retornasse a casa do pai após um período de tempo como a parábola do filho pródigo, deveria ser surrado em praça pública, porém o pai não praticou conforme o costume, mas agiu conforme a necessidade do filho.

Os presentes do pai para o filho representam; aceitação (roupa), proteção (sandália) e autoridade (anel). E assim todos os pais aceitam os seus filhos por mais que estes eram e da mesma maneira os protege e os tem com orgulho, sendo esta a maior autoridade que o filho tem na relação pai e filho, autoridade de orgulhar o seu pai.

Aos filhos é necessário honrar e valorizar os pais e aos pais é necessário possibilitar um futuro digno para seus filhos. Pois, o futuro do seu filho depende de você. O que a criança aprende no presente o tornará amanhã. Os filhos aprendem mediante a educação provinda de seu pai, no século XIX criou se a idéia de pai-professor-patrão, ou seja, cabe ao pai a missão de ensinar e de suprir as necessidades de seu filho. Ensinar, missão do pai professor e suprir às necessidades a missão do pai patrão. Mefibosete foi abençoado pelo passado honroso de Jônatas, já Absalão foi morto em confronto por causa do passado sóbrio de Davi. O futuro de seu filho depende de você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário