Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 18 de maio de 2010

Conhecendo o Chamado Mediante a Graça

CONHECIMENTO E GRAÇA
Princípio do labor Teológico
Conhecimento é a posse ou a noção de alguma coisa, ou seja, a concretização da competência. Na vida secular o conhecimento é importante para o desenvolvimento profissional e social de toda estrutura política e econômica envolvente na sociedade. Assim como para o público secular, o conhecimento é de suma importância para o povo eleito por Deus, pois o conhecimento é a chave indispensável para o crescimento espiritual do cristão.
1. Crescendo no Senhor
O evangelista Lucas em seu evangelho, cita dois versículos referente ao crescimento;
“E o menino crescia e se fortalecia em espírito cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele... E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”. (Lc 2. 40,52)
É notório que estas referencias tratam do crescimento físico, mental e espiritual de Jesus. Aqui estar uma profunda prova de natureza humana e Divina do Senhor Jesus. Como homem Ele crescia fisicamente e desenvolveu o conhecimento intelectual, porém como Deus não se envolveu com este mundo, não se deixou ser levado pela oferta de satanás e não se esqueceu da sua missão... “tratar dos negócios de meu pai? (Lc2.49)
A missão da igreja pode ser parafraseada no livro do evangelista Mateus 28.19, que diz: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
A igreja é vocacionada para crescer. A história registra que quanto mais o sangue era derramado nas ruas, praças, arenas, o número dos que aceitavam a Jesus como Salvador aumentava cada vez mais.

1.1 Crescimento Individual
Preste bem atenção nisto, só ocorrerá crescimento em massa quando as pessoas crescerem individualmente.
O crescimento individual se concretiza mediante o conhecimento do chamado e a obediência ao mesmo. Lembrando da humildade que agrada ao Senhor, pois o chamado de alguém não é para ajuntamento de glória própria, mas sim o chamado de alguém é uma das maneiras que esta pessoa tem de adorar a Deus. Eu adoro a Deus mediante a obediência ao meu chamado.
Todo crescimento tem sua origem mediante as vitaminas. Referente ao crescimento individual, isto no contexto espiritual, as vitaminas, poderiam ser:
1.1.1 Oração: É a comunicação realizada entre o crente e Deus. O próprio Jesus teve seu ministério marcado por uma vida de oração e nos deixou a oração modelo (Mt 6. 9-13), que revelam os elementos essências de uma oração eficaz.
• Em primeiro, uma oração eficaz, possui reverência àquele que é nosso Pai; sobre reverência, entendendo que a oração é dirigida a pessoa de direito, ao único Deus.
• Em segundo, uma oração eficaz, possui a adoração ao Deus único e merecedor de todo o louvor e honra para todo o sempre.
• Em terceiro, uma oração eficaz, compreende a necessidade do Reino de Deus para a humanidade.
• Em quarto, uma oração eficaz, possui as petições concernentes as necessidades humanas.
• Em quinto, uma oração eficaz, possibilita o pedido de perdão, assim como o intercessor que está de joelhos ou em pé, perdoa os seus devedores.
• Em sexto, uma oração eficaz, apresenta o desejo de santidade do intercessor.
• E em sétimo, uma oração eficaz, revela que tudo esta nas mãos de Deus e Deus pode e tem poder para realizar o impossível e por isso, glória para sempre é pertencente a Ele.
1.1.2 Jejum:
O abster de alimentos com o propósito de buscar mais a presença Divina é chamado de jejum.
A bíblia cita exemplos de pessoas que jejuaram e também acrescenta que os tais foram vitoriosos.
1.1.3 A Bíblia Sagrada:
Sem o convívio com a palavra de Deus não há crescimento espiritual. Assim disse Jesus, “santifica-os na verdade, pois a tua Palavra é a verdade (Jo 17. 17)”.
1.2 Crescimento Geral
O desenvolvimento geral não é só o meu crescimento, mas sim o crescimento de todos.
A palavra chave para o crescimento geral é evangelismo.
O evangelismo com o propósito de fazer discípulos tem que ter como base o versículo de Atos 1. 8, que diz... ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
O termo referente a Jerusalém pode ser entendido por evangelização familiar, a vizinhos, a passageiros, a companheiros, etc.
Já a Judéia pode ser entendido como a evangelização por todas as cidades, com o objetivo de alcançar todos os bairros, hospitais, presídios, restaurantes, etc.
E o terno confim da terra passa a ser referente à conquista de todas as nações, é uma referencia a evangelização mundial.
2. Dimensão do Crescimento
2.1 - Dimensão da Graça
O Termo graça deriva da palavra grega Charis, que tem por significado favor imerecido concedido por Deus à raça humana. Teologicamente a graça tem dois objetivos: primeiro, salvar o homem do pecado e em segundo, que o mesmo tenha conformidade com Deus.
Deve ser analisada com cautela a dimensão da graça, pois em primeiro lugar esta dimensão refere a toda dependência que o homem, em si mesmo tem de Deus, em segundo o crescimento ocorre mediante a humildade, em terceiro a busca da graça sem valorizar o conhecimento, torna-se fanatismo. E é claro que o fanatismo não tem segurança, pois é sem base bíblica.

2.2 - Dimensão do Conhecimento
O conhecimento espiritual tem duas palavras chaves; a experiência com Deus e o desempenho na oração e na leitura. O patriarca Jó permaneceu firme pois tinha conhecimento de Deus, é claro que o mesmo deixa para nós que ele só teve um conhecimento pleno de Deus quando passou a ter experiência com o mesmo.
Todo conhecimento sem a graça de Deus torna-se formalismo.
Portanto, a graça e o conhecimento, eliminam todo o fanatismo e formalismo, possibilitando assim o crescimento sadio na presença de Deus.

3. O Chamado
Somos vocacionados por Deus. Lendo a Bíblia Sagrada de Gênesis a Apocalipse, encontraremos os três tipos de chamados existentes.
3.1 Chamados para a Salvação
Jesus morreu em uma cruz com o propósito de salvar o que havia perdido. O convite em Mateus 11.28, “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei” é uma referencia ao grande chamado do homem, de ser restaurado espiritualmente por Deus, pois só Deus é que pode mudar nossas cargas.
3.2 Chamados para servir
No Antigo Testamento encontramos referência ao chamado de servir a Deus, como representante de uma aliança, como sacerdote, profeta, escriba, rei, etc.
Já nos 27 livros do Novo Testamento encontramos citações referentes ao chamado do serviço no âmbito eclesiástico, como: apóstolos, diáconos, presbíteros, bispos, etc.
3.2.1 A profundidade do conhecimento dos Apóstolos.
• André, cujo significado do nome é vencedor, irmão de Pedro e tinha como oficio a pesca. “Conforme a tradição André foi crucificado em Acáia, em uma cruz de Cussata ( X). Diz-se que foi atado , e não cravado, à cruz, para assim prolongar seu sofrimentos”.
• Bartolomeu; provavelmente é mesmo Natanael, este foi esfolado, ou seja, foi tirada a pele do mesmo.
• Felipe Morreu na Frígida.
• Judas Iscariotes; suicidou-se (Mt 27.5).
• Mateus; segundo a história a Etiópia foi o centro da mensagem pregada por Mateus. Os historiadores também descrevem que ele foi um mártir do Cristianismo na Etiópia.
• Pedro; segundo a tradição o apostolo Pedro foi martirizado no período das perseguições de Nero. A história descreve que Pedro sentiu-se indigno de sofrer e morrer como Jesus, por isso, a seu pedido no momento da condenação, foi crucificado de cabeça para baixo.
• Judas, o Tadeu, foi martirizado na Pérsia.
• Tiago irmão de João foi decapitado (At 12.2)
• Tiago, o menor; foi crucificado no Egito.
• Tomé foi traspassado por flechas enquanto orava.
• Simão, o zelote; foi crucificado.
O conhecimento dos apóstolos a respeito do Reino de Deus, fez com que todos eles com exceção de Judas Iscariotes, morressem por amor a Jesus.
3.3 – Chamados para a Glorificação - que cumprirá quando a igreja entrar no céu.

Conclusão

A cada dia devemos conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (Os 6.3), sabendo que se não houver este conhecimento, haverá destruição, como muitos já foram destruídos, pois rejeitaram o conhecimento divino.
Aprendamos com Jó não tenhamos o conhecimento restrito no escutar, mas sim no vê e no sentir a presença de Deus (Jô 42.5).
Perguntas
1- Cite elementos essenciais de uma oração eficaz:
2- Explique o texto bíblico de João 17.17:
3- Dê o significado do termo Graça:
4- Quais são os tipos de chamados na Bíblia?
5- Descreva a profundidade do conhecimento que o patriarca Jô passou a ter de Deus.

O Ministério de Jesus Cristo

No século I, depois de Cristo o Império Romano controlava o mundo. Já Intelectualidade era exposta pela hegemonia da cultura grega. E a sociedade hebraica vivia sobre o domínio Romano, mas com uma esperança, a manifestação do Messias.
Porem, por muito tempo Deus não tinha usado seus santos profetas, um silêncio de quatrocentos anos, conhecido como o período interbíblico, reinava no cenário religioso do judaísmo.
A esperança era o surgimento do Messias, só que as profecias relatavam que anterior ao surgimento de Cristo, apareceria um que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda ao nosso Deus (Is 40.3). Esta voz ( ou este profeta), foi considerado pelo próprio Jesus como: “ entre os que de Mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista (Mt.11.11b). Isto mesmo João Batista filho de Zacarias e Isabel, primo do Senhor Jesus foi o cumprimento da profecia de Isaias 40. 3 , João fez declaração de Jesus ao descreve-lo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo ( Jo 1. 29).

1.1Jesus, Mestre por Excelência
Com o nascimento de Jesus Cristo, o Verbo revelava a si mesmo para a humanidade. Além de compreender Jesus como Deus, que se encontra no evangelho de João capitulo primeiro. A vida de Jesus é entendida pelos seus ensinos nas seguintes etapas:
1ª Etapa: Ensinando sobre o Reino; os ensinamentos sobre o Reino de Deus através de Jesus podem ser encontrados nas parábolas e nos sermões. (Mt 5 -7; Lc 8. 4-15)
2ª Etapa: Ensinando ou discipulando; Cristo preparou para si discípulos, que deu continuidade a sua obra. Quando Ele escolheu os discípulos, Ele queria ensiná-los para que eles continuassem a obra do Pai.
3ª Etapa: Ensinando para enviar; Jesus ensinou a seus discípulos para enviá-los, ou seja, o que Jesus ensinou requeria que fosse ensinado (Mt 28. 19-20; Mc 16.15).
4ª Etapa: Ensinando sobre escatologia; Jesus também falou sobre a doutrina das ultima coisas, isto é, compreende as estações do futuro (Mt 25).

2.2 Família e vida de Jesus
Jesus filho primogênito de José e Maria (Mt 1. 25) e unigênito de Deus Pai (Jo 3. 16) Irmão de Tiago, José, Simão e Judas, teve a sua vida marcada pelo serviço ao Reino dos Céus. A vida de Jesus para ser compreendida deve ser estudada em alguns pontos básicos:
1º ponto: Nascimento (Mt 1 e Lc 1e 2)
Jesus nasceu na cidade de Belém para cumprir o que foi profetizado pelo profeta Miquéias capítulo 5 e versículo 2, e tu Belém entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. A profecia nos revela que o Messias nasceria como um ser humano e em uma cidade escolhida, com o objetivo do Messias ser semelhante a nós, seres humanos.
2º ponto: Sua infância ( Mt 2 e Lc 2)
3º ponto: teve como oficio a carpintaria ( Mc 6. 3), por cerca de 18 anos.
4º ponto:O ministério publico que divide, em:
 Batismo ( Mt 3. 13-17);
 Tentado no deserto (Mt 4. 1-11);
 Milagres;
 Sermões.
O ministério público de Jesus é o período em que Ele ensina a multidão. Algo interessante é a Autoridade de Jesus. Ao lermos os livros biográficos sobre Jesus na bíblia, podemos compreender a autoridade do Messias.
Sendo que a autoridade de Jesus foi manifestada;
• No perdoar pecados – autoridade de Deus.
• No curar as pessoas – autoridade sobre as enfermidades.
• No expulsar demônios – autoridade espiritual e sobre o mundo espiritual.
• No acalmar o vento – autoridade sobre a natureza.
• Em possuir a chave do inferno e da morte – autoridade sobre a morte e o inferno.
Outro fato marcante do ministério de Jesus é que os milagres operados por Ele possuem quatro categorias, são elas;
1. Curas, a narrativa dos evangelhos, citam trinta e cinco milagres operados por Jesus, com o objetivo que creiais que Jesus é o Cristo, o filho de Deus.
2. Libertação, nesta categoria registrada pelos os evangelistas Jesus não só expulsava demônios, mas também perdoava os pecados.
3. Autoridade sobre a natureza, Jesus acalmou o vento, transformou água em vinho.
4. Ressurreição, Jesus deu de volta a vida para pessoas que a tinha perdido, por isso a bíblia diz; que Jesus é a ressurreição e a vida.

5º ponto: O ministério particular de Jesus com os discípulos . (Jo13 ao17 )
6º Ponto: Sofrimento e morte ( Mc 14 ao 15)
Jesus cita sete frases no gólgota, que ecoa até os dias atuais.
1. Frase, Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lc 23.34)
2. Frase, Em verdade te digo, que hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23.43)
3. Frase, Mulher eis aí teu filho ... eis aí a sua mãe (Jo 19.26,27)
4. Frase, Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste (Mt 27.46)
5. Frase, tenho sede ( Jo 19.28)
6. Frase, estás consumado ( Jo 19.30)
7. Frase, pai nas tuas mãos entrego o meu espírito (Lc 23.46)
7º ponto: Ressurreição, aparições e ascensão ( Mc 16; Lc 24, Jô 20-21).
Assim relata a respeito da ressurreição o pastor James Kennedy: a morte tem estado entre nós desde a queda do homem, e as pessoas têm sempre perguntado: se um homem morre, tornará a viver? Jesus Cristo nos deu uma prova irrefutável de que a resposta é sim .
Jesus ressuscitou ao terceiro dia e por mais quarenta dias apareceu aos seus discípulos, após isto subiu para o céu.
Jesus é o centro da história do mundo, como da história e da doutrina da Bíblia (Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer, pg. 421).
Após a ascensão de Jesus tem inicio a história da igreja que é inaugurada no dia de Pentecostes.
Perguntas
1- Cite as etapas de ensino de JESUS:
2- Diferencie os textos Bíblicos de Mateus 1.25 do de João 3.16:
3- Cidade onde Jesus nasceu e a referencia que vaticinava para este episódio?
4- Cite as categorias dos milagres realizados por Jesus:
5- Faça um comentário sobre o 6° ponto básico da vida de Jesus:

A Urgência da Missão Evangelizadora

1 – O que é evangelismo?
Evangelismo é a apresentação sistemática da palavra de Deus, com utilização de métodos específicos com o objetivo de proclamar a palavra transformadora do evangelho. Lembrando que o evangelismo pessoal possui quatro dimensões.
1. Altura – conformidade com Deus, ou seja, retidão, justiça e conhecimento do Deus a qual servimos.
2. Profundidade – santidade , ou seja, todos que se aproximarem de Cristo devem ter uma vida separada do mundo, com o objetivo de ser usado por Deus.
3. Largura – testemunho, as nossas obras possuem mais peso do que as nossas palavras.
4. Comprimento – estratégia, na evangelização as estratégias é o meio para se atingir alvos, ou seja, ter êxito na tarefa exercida
2 - As Marcas do Evangelista
. O evangelista utilizado neste material tem como definição todos aqueles que preocupam com o evangelismo pessoal. Pois, em nosso meio existem aqueles que são escolhidos para fazer o evangelismo de forma mais dinâmica e eficiente.
Neste trabalho citaremos duas marcas presentes na vida de um evangelista eficiente e dinâmico.
2.1 - Amor – só evangeliza aquele que foi conquistado para depois conquistar. O amor torna um elemento indispensável na vida do ganhador de almas, pois se eu prego o evangelho é por que eu creio no efeito da mensagem pregada que é transformador. Jesus nos amou quando nós não o conhecíamos. Da mesma maneira Ele ama aqueles que estão no lamaçal do pecado, sendo Jesus puro e santo ama o pecador por que nós não expressaremos a chama do amor para os que precisam de Jesus. O mesmo sentimento de Cristo tem que estar em nós.
2.2 - Obediência – o livro de prática e de fé de todo os ganhadores de almas é a Bíblia Sagrada, portanto o que nela estar escrito são mandamentos de Deus e assim devemos ser obedientes ao princípio de Deus que requer a proclamação da palavra.
3 – Tempo de Pregar
Muitos tem levantado interrogações a respeito do evangelismo, tais como;
• Como evangelizar?
• Onde evangelizar?
• Quando evangelizar?
A primeira pergunta tem como resposta; através de folhetos, de perguntas com respostas, de literatura, de cartas, da mídia...
Já a segunda, onde evangelizar? As respostas são abrangentes; em casas, nas escolas, nas praças, nas prisões, nos hospitais, nos rádios...
E a terceira pergunta tem como resposta, o tempo de evangelizar é agora, hoje, de madrugada, de manhã, à tarde, à noite.
Porém, ainda registraremos três momentos importantes para a pregação da palavra.
3.1 – Em todo o tempo
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo.
3.2 – Em tempo difíceis – os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.
3.3 – Na primeira oportunidade – em Atos 8. 27-33, a Bíblia relata o evangelismo realizada por Felipe. O evangelista acima citado através de uma pergunta começou a ensinar a palavra para o Eunuco e como recompensa o ouvinte creu e foi batizado (At 8.35)
4 – Evangelismo na Bíblia
4.1 – A Grande Comissão ( Mt 28.18-20)
Três palavras chaves são retiradas da grande comissão. São elas; ir, ensinar e batizar.
Na tradução de língua portuguesa todas as palavras estão no sentido imperativo, significando ordem, porém nos textos originais a primeira palavra (ir) não se encontra no imperativo e sim no gerúndio, em sentido de ação, ou seja, o pregar o evangelho não é uma ordem é um dever de todos que aceitam a Cristo como Salvador.
Na grande comissão algo a mais é apresentado, as três palavras trás a idéia de fazer discípulos.
– Os Sinais (Mc 16. 15-18)
O evangelista Marcos cita sinais que seguirão aos pregadores da palavra.
• No nome de Jesus expulsarão os demônios.
• Falarão novas línguas.
• Pegarão em serpentes e, se alguma coisa mortífera beber não lhe fará mal.
• Porão as mãos sobre os enfermos e eles serão curados.
– A expansão da obra evangelizadora (At 1.8)
Em primeiro o texto fala que seremos testemunhas em Jerusalém que tem como princípio a idéia da atividade particular de cada crente salvo em Cristo.
Em segundo, Judéia e Samaria que tem como idéia a atividade realizada pela igreja local.
E para concluir, até os confins da terra, a idéia aqui apresentada é a missão realizada pela igreja universal.
Perguntas
1. O que evangelismo?
2. Cite as quatro dimensões do evangelismo:
3. Cite as marcas de um ganhador de almas:
4. Onde devo evangelizar?
5. Quando evangelizar?
6. Cite textos bíblicos que registram a grande comissão.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Evangelista Andreson Côrte



É diregente da Igreja Cruzada Cristã Pentecostal, congregação no Alto do Cruzeiro, pertencente ao campo de Santa Maria da Vitoria - Ba. Consagrado a Evangelista. Graduado em Teologia com pós graduação em História Social. Escritor de Bíblia Oráculo de Deus e Obreiro Eficaz. A dois anos apresenta o programa de Rádio A Voz do Calvário. Desde 2003 tem lecionado as disciplinas de História e Geografia.